Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SOCIOLOGIA DA REENCARNAÇÃO

Me permitam uma brincadeirinha de "pensador". Embora possa parecer ainda utópico, penso que estamos a caminhar, lentamente, é verdade, para uma mentalidade universal, cósmica. Com a disseminação cada vez maior da idéia da reencarnação, lá adiante estaremos vencendo barreiras que impedem um melhor desenvolvimento da cultura de paz, de uma efetiva pacificação do ser humano.

Sabemos que, segundo estudos sociológicos e antropológicos, fatores ambientais, culturais, geográficos, produziu a rica diversidade dos povos da Terra. Por outro lado, a valorização desses aspectos em cada povo inseriu peculiaridades de defesa dessa família específica de povos, como se não formássemos uma só família, a família humana. Parece que antes de se ser humano somos brasileiros, ou argentinos, ingleses ou americanos. Levado ao extremo, disso brota a violência  dos nacionalismos exarcerbados, os preconceitos de raça ( e a ciencia já provou que não existe raça branca, negra ou amarela e sim, a raça humana ), as ações contra imigrantes, etc. O  egoísmo de região.

Sabemos que na construção da nossa espécie, tudo isso pertence a etapas. Foram e são estágios em que a mente, a condição espiritual do ser humano delineou. Agora, ante o espalhar da idéia reencarnacionista, podemos imaginar uma sociologia da reencarnação. Sim, estudos deverão brotar nos meios acadêmicos no tocante as implicações do conhecimento dos múltiplos renascimentos quanto às relações entre os povos. Como criar barreiras ante a consciencia de que pertencemos a uma mesma casa localizada no espaço e mais, que já podemos ter renascido neste ou naquele continente? Como rejeitar este ou aquele povo se, provavelmente, já pertenci à sua sociedade, vivi sua cultura e experienciei seu modo de vida ou que posso vir a faze-lo, em uma próxima estadia na carne?

O conhecimento da reencarnação revoluciona, sim, não só a vida de uma pessoa bem como de toda uma civilização, mudando seus valores e seus objetivos. É a chave não só para entender os problemas bem como para orientar caminhos para suas soluções. Seja na saúde ou nas relações sociais, a reencarnação produzirá respostas, assertivas, elaborará "caminhos" e dará explicações sobre a vida, particularmente demonstrará a importância do amor na construção sadia do destino humano.

Sempre me empolgo quando novos cientistas se dedicam a estudar o tema. Sei que estes estudos fazem parte desse longo caminho à compreensão sobre si mesmo e sobre o universo. Uma sociologia diferente nascerá. E uma explicação mais próxima da realidade, com os elementos que faltavam para se compreender o surgimento do ser humano na face da Terra, nascerá,, gerando uma nova face da antropologia. Essa revolução está sendo gestada há um bom tempo. Se concretizará dentro do sublime planejamento do Mundo Maior para os novos tempos do planeta que nos acolhe.

Um comentário:

  1. Este post me lembrou "Imagine" (Jonh Lennon)
    "Você dizer que sou um sonhador
    Mas não sou o único...
    Espero que um dia você junte-se a nós
    E o mundo viverá como um só"
    A cada um que se junta a esta corrente o sonho fica mais próximo da realidade. Um dia, acredito, esta corrente abraçará o mundo todo =)

    ResponderExcluir