Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

KAIRÓS - O TEMPO DE DEUS

Lendo uma reportagem sobre o padre Marcelo Rossi, enfocando a depressão que ele teve e superou graças a fé em Deus, segundo depoimento do mesmo, ele diz, ainda, que havia fraturado o tornozelo e ficara tres meses numa cadeira de rodas, o que contribuiu consideravelmente para o quadro depressivo. Esse período difícil do sacerdote o fez dedicar-se a escrever. Daí surgiram duas obras que o vem auxiliando a construir o templo da Mãe de Jesus. Foram os livros: Ágape, que, segundo Marcelo Rossi, só perde em vendagem para a Bíblia,, e Kairós que significa tempo de Deus. Aliás, é sobre esse termo que desejo fixar nossa abordagem.

As reflexões desencadeadas pelo padre enquanto esteve numa cadeira de rodas com início de depressão o levou no rumo de entender que tudo tem uma sabedoria implícita e que, muitas vezes precisamos passar por grandes dificuldades a fim de compreender o tempo de Deus, ou seja, as coisas não ocorrem sempre conforme o que desejamos e sim, conforme a sabedoria divina. Sem entrar em minudencias à respeito, interessante e positiva essa reflexão de Rossi. O tempo de Deus deve ser um belo instrumento de contenção aos níveis elevados de ansiedade. Claro que não devemos confundir o tempo de Deus e nossa confiança nele com acomodação e conformismo improdutivo. É algo mais sábio e profundo. É algo capaz de produzir serenidade e harmonia, calma e segurança. Bem entendido, esse tempo de Deus faz parte das almas que amadurecem, acendem suas luzes e sintoniza com o ritmo do universo, metaforicamente falando.

Quanta inquietação e nervosismo, ansiedade e insegurança não se apresentam pela nossa incompreensão sobre a vida e a finalidade das coisas que nos ocorrem. Temores e medos se expressam em nossa vida pelo fato de não conseguirmos sentir a presença de Deus e seus cuidados junto à nós. E não compreendemos, muito menos, como esses cuidados ocorrem. Até afirmamos, muitas vezes, que não estamos sózinhos e que Deus vela por nós. Até que pónto, porem, sentimos mesmo isso e entendemos concretamente essa proteção ?

A ausencia desse tempo de Deus em nossas conjecturas produz desespero e depressão em muitas almas. A falta de entendimento da necessidade do "conhece-te a ti mesmo" revira o ser de ponta à cabeça e institui, muitas vezes, quadros de infelicidade e angústia.. Estudos científicos em várias universidades de ponta do planeta vem comprovando, no entanto, o quanto um sentimento religioso que se possui tem contribuído para a superação da depressão e tem resultado em encontros do ser com a descoberta de que a vida tem, sim, um sentido profundo e elevado. Isso faz a diferença e desencadeia a resignação que trabalha e a fé que produz obras. O bem feito ao próximo fortalece o estado de ânimo da criatura e efetua uma produção química entusiasmante no coração que ama, que serve, que se sente útil à sociedade. Os vários sistemas de que somos compostos em nossas dimensões psíquico - espiritual- fisiológico sofrem as consequencias benfazejas do coração que pratica o bem e crê na força do Criador. Isso é fato que a ciencia vem estudando e comprovando na atualidade. e que o Espiritismo vem enfatizando desde seus primórdios.

Kairós em nossa vida; o tempo de Deus em nossos passos. E a dinâmica de quem deseja fazer acontecer. Eis o caminho pleno de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário