Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTOS PELO BRASIL

O país viveu um dia atípico nesta segunda feira. A onda dos protestos chegou à doze estados. Começou em São Paulo após a prefeitura da cidade autorizar o aumento de 20 centavos para passagens de ônibus e se espalhou como faísca pelo país. O movimento englobou, a partir daí, vários motivos, tais como: corrupção, gastos excessivos para a copa enquanto a saúde pública é uma tragédia e a educação, um desmantelo. Cartazes carregados Brasil afora explicitavam essas questões. A passagem mais cara foi a gota dágua para que coisas que vinham acumuladas, fizessem a população sair para as ruas.

Comprovando esse raciocínio, muitas passeatas como as de Belo Horizonte e Brasília, assim como a de Fortaleza faziam referencia à inflação, a carestia de volta ao país. Tudo ainda está muito difuso. Não há lideranças específicas comandando os protestos, pelo menos detectável.

Espero que tudo transcorra sem violencia. Os excessos que são cometidos por alguns manifestantes é reprovável pois dilapidam o patrimônio público e desencadeia violência. Aí, todo mundo sai perdendo. E que nossos governantes acordem e entendam que há valores que precisam ser respeitados. E ações honestas e corretas que precisam ser exercidas.

Esperamos que nada de mais grave ocorra. E que a voz das ruas modifique, para melhor, a administração dos nossos governantes, sejam eles prefeitos, governadores e governo federal, assim como nossos legisladores e juízes. De qualquer partido ou coloração partidária. Nossa nação tem um potencial fantástico para se desenvolver de maneira justa, com trabalho, fraternidade e honestidade. Temos muitos problemas para resover. Embora os estaádios de futebol estejam belos, embora superfaturados, nossas estradas estão esburacadas, os gargalos se multiplicam. Um cartaz levantado por um dos protestantes dizia, de forma irônica : "Quando seu filho adoecer, leve-o aos estádios". Sintomático.

Acredito no Brasil como grande nação que é. E creio que encontraremos o rumo da paz e dos acertos fundamentais. Ao longo do tempo, vários presidentes trouxeram sua contribuição para o avanço do país. Todos. Precisamos agora com muito trabalho e entendimento, vencer os muitos desafios da atualidade. E encerro dizendo que o anseio belo e justo da governaça atual  caracterizado no slogam, de um país sem miséria poderia ser trocado por: "País rico é país sem cidadãos dependentes". Ou seja, educação e trabalho. Olhemos para o futuro. Do passado, o aprendizado.

3 comentários:

  1. Fred, eu sei que a espiritualidade anda ocupada com todo esse situação, mas ela tem alguma mensagem de orientação nesse período de tanta turbulência? Falo isso porque sem uma liderança equilibrada a coisa pode partir para uma anarquia generalizada e, nesse caso, ninguém saberá qual será o resultado disso.

    ResponderExcluir
  2. Fred querido
    Achei que fosse ficar muito feliz em saber que tive alta médica.
    Tive a noticia hoje.Foram 20 meses de muita luta.Quero não só te agradecer,mas agradecer á todos os amigos da Casa do Caminho que eu sei que vibraram muito por mim.Estarei em observação ,fazendo exames de controle e tomando remédios nos próximos 05 anos.Mas disse pro médico que só quem está vivo toma remédios.E o "bobinho" deu risada,pois acredita mesmo nisso.kkkkk
    Agora vou agilizar minha volta pra minha familia espiritual.Onde tenho muito trabalho á minha espera.Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade os protestos começaram em Natal/RN, intitulado de "A Revolta do Busão", em maio deste ano... foi notícia recente no The New York Times; sendo que só veio tomar proporções maiores agora. Venho acompanhando todo o movimento desde a sua origem, pois sou natalense, bem como nas redes sociais; acabei por abrir um Face. É lindo perceber o povo brasileiro abandonando a passividade de outrora... se libertando do sonho impingido pelo Morpheus da alienação, e tendo o apoio internacional, onde protestos estão acontecendo na Irlanda, Alemanha, França, Bélgica, Estados Unidos... enfim, são aproximadamente 74 movimentos de protestos a nível nacional e internacional. Como bem revela alguns posts marca do movimento: "O Brasil mudou seu status de "deitado eternamente em berço esplêndido" para "verás que um filho teu não foge à luta". O que a mídia está divulgando, em sua característica marcante que é a manipulação, não condiz muito com a realidade da verdadeira revolução que está ocorrendo no país, só quem tem a devida ideia é quem está conectado às redes sociais ou nas ruas participando... É emocionante ver o despertar da consciência coletiva. Claro, que há os baderneiros, bem poucos, que se aproveitam da situação, e alguns, não duvidem, são pagos para descaracterizar o movimento. Contudo, a maioria é pacífica e merece total apoio. É um absurdo ver depoimentos do tipo "Hospital não faz Copa do Mundo" (Ronaldo "Fenômeno"); "Vamos esquecer que toda essa confusão que está acontecendo no Brasil, todas essas manifestações, vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue, não vamos vaiar a seleção" (Pelé). Ora, quem constrói o Brasil é o povo, e não a seleção brasileira! Absurdos mais: PEC 37, PEC 33, aprovação recente do projeto que autoriza a "Cura Gay", obras superfaturadas da Copa, falta saúde, educação, segurança, ou seja, não é só por 20 centavos, e sim por toda falta de respeito a qual somos submetidos. Eis a primavera tardia brasileira! Nunca é tarde para florescer!

    ResponderExcluir