Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

50 MIL MORTOS - OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA

A quem interessa uma sociedade acuada, com medo e insegura? esse é o estado da população brasileira. Afinal, segundo os últimos números levantados sobre a violência no Brasil, números estes provenientes dos próprios órgãos governamentais, este ano já teremos atingidos o aterrorizante número de cinquenta mil mortes por homicídios. Isto mesmo. O número já é bem maior do que os mortos do conflito na Chechênia contra a Rússia, da guerra civil no Sudão e no Iraque. Isso sem contabilizar o número de assaltos e estupros, que cresceu, e muito, em relação ao ano anterior.

Causa perplexidade que, em pleno século 21, ainda a sociedade brasileira conviva com algo dessa natureza. Claro que sociólogos e estudiosos outros, mais qualificados para a abordagem do problema, deverão vir à público tratar da questão. Isso não impede que um simples cidadão como eu faça a indagação. Por que convivemos dessa maneira com tal brutalidade ? Enquanto isso, desejam ampliar essa violência, aprovando a legalização do aborto. Tanta coisa para fazer e fica-se insistindo em legalizar a retirada da vida do feto, dos espíritos que necessitam nascer para dar prosseguimento à sua evolução.

O nosso país já é uma das sociedades mais violentas da Terra. A cada ano cresce o número da tragédia. Para piorar, o Brasil já é campeão mundial de consumo do "Crack" e segundo lugar em cocaína. Não sou mesmo daqueles ufanistas que acham que. como temos a missão de ser coração do mundo e patria do evangelho, deve-se ficar aguardando o que as altas esferas espirituais farão para mudar a situação. O que cabe ao ser encarnado fazer, deve faze-lo. Sou otimista sim, mas isso não me dá o direito de encarar com naturalidade tal descalabro de vida social. 

A vida é dinâmica e temos o poder de escolha. Somos livres para o fazer, no entanto, a colheita é obrigatória. Já li até militante de partido político defendendo os mascarados violentos das manifestações de rua, dizendo que representam legítimas forças sociais. Talvez por isso que nossa sociedade é das mais atrasadas, tanto nas aplicações das leis quanto nas relações sociais. Todo país tem problemas e mesmo aqueles que são vistos como verdadeiros paraísos na Terra tem, tambem, seus tipos de mazela, no entanto, quem já saiu daqui e conheceu outras realidades onde educação, estado cumprindo seus deveres, respeito ao cidadão pontificam, percebe-se a enorme distância que estamos delas ( destas realidades ).

Sair com a família para um simples jantar é exercício de temor em certas localidades do país. Viajar é não saber se se vai voltar, pelo menos inteiro, etc. A antiga colocação culpando a pobreza já não corresponde aos estudos mais atualizados. Temos ainda muita pobreza, é verdade mas a grande maioria dos pobres é honesta e decente. A questão comporta outras análises e me parece, enveredar por questões estruturais, começando com a política. Isso não retira a responsabilidade do cidadão, de cada um de nós avaliar a si mesmo e, dessa maneira, contribuir para a melhoria da sociedade como um todo. Fatores, ainda, como cidades escuras, falta de educação, ausência da lei no sentido de que ela seja cumprida e sirva para todos, combate efetivo as drogas, sobretudo, agindo sobre o nascedouro, incluindo aí, as fronteiras abertas por onde o país é inundado pela cocaína, crack e maconha, concluindo com o terrível mal da corrupção, por si só, um tipo de violência cometido contra toda a população, devem ser levados em consideração.

A análise é complexa, porem, o que posso registrar, amargamente, são os tristes números da indecencia. São fatos dolorosos. E contra fatos, não há argumentos. Triste realidade.

2 comentários:

  1. Fred, concordo com quase tudo o que você disse. Acho o aborto, drogas e corrupção um lixo e também não gosto de anarquia. As questões políticas são mais duras que as da corrupção. O século passado fez mal a muita gente e parte dessa anarquia e libertinagem se deve aos regimes endurecidos do século passado. Comunismo, nazismo e etc ceifaram e/ou traumatizaram muita gente. Por isso a questão política é tão dura de ser entendida e, principalmente, praticada. As minorias vieram para que nós não venhamos a cair nos equívocos duros do século passado e levaremos tempo pra poder colocar em ordem as coisas. Acho que levaremos uns 30 anos pra poder colocar em ordem a casa e enquanto isso não acontece fé e trabalho é o único caminho que conheço.

    ResponderExcluir
  2. Fred, toda vez que você entrar em drogas, mascarados e aborto vai terminar entrando no caso das minorias. É um assunto delicado e difícil que vai além das questões éticas como corrupção. Muitas delas são pessoas sem perpectiva, suicidas, com famílias destruídas, sem sentido pra vida, sem força interior e ex-presidiários(por exemplo). E precisam se reciclar, mas não tem forças nem condições para isso. Democracia é um regime sério e essa violência toda está demostrando a fraqueza de muita gente que não quer se renovar. No meu entendimento, isso tudo passará e muitos pedirão encarnações mais amenas e menos ambiciosas para poderem evoluírem de forma mais harmoniosa. Tá na cara que muitos não estão aquentando o tranco da vida que pediram.

    ResponderExcluir