Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EQUIPANDO-SE

Tenho para mim que estudar nossa natureza espiritual é equipar-se para enfrentar os desafios que constituem a jornada para a plenitude. A ausencia de religiosidade ( não me refiro aqui a religião institucional e sim, a religião natural ) responde pelo desnorteamento do ser humano ante circunstâncias muitas vezes avassaladoras que lhe chegam à vida. A ignorância sobre a história que todos trazemos de outras reencarnações resulta numa pessoa duvidando, não só de si mesmo bem como da presença de Deus. As aparentes injustiças da vida não se coadunam com a proteção e misericórdia divina, não é mesmo?

Quando os pais da atualidade, embora até creiam em Deus, não estimulam seus filhos a aproximar-se do Criador, não ensinando-lhe a orar, não sabem como estão contribuindo para o desajuste destes ante os problemas que surgirão em seus caminhos. Desequipados de Deus, e sem o hábito da oração confiantes, serão, muitas vezes, como frágeis embarcações em meio a um oceano revolto, em águas turbulentas. Como recorrer ao Ser Indescritível, se desde pequeno O ignoramos ? Claro que a fagulha sublime está dentro de todos nós e ainda que não acostumados à ela, o instinto de Deus pode brotar, fazendo-nos sentir Sua presença protetora, no entanto, torna-se mais fácil e seguro quando, desde pequeno nos acostumamos à buscá-Lo. Nossos avós e pais, ensinavam seus filhos e netos a rezar antes de dormir. Os pais da atualidade permitem mais cinco minutos de internet, antes do filho adormecer. Bem diferente, não é mesmo?

Espaço para meditar, pensar a vida pelo prisma da espirtualidade: isto é equipar-se para a existencia. É caminho para se entender que há um inteligente propósito para o viver. Há um programa evolutivo, que respeita o livre arbítrio da alma, dentro de seu relativo poder de escolha. Relativo porque, quanto mais o espirito evolui, se ilumina, sua liberdade se amplia, pelo próprio grau de desenvolvimento de seu senso de responsabilidade.Quanto mais atrasada a criatura em sua trajetória iluminativa, mais limitada sua liberdade, restringindo-se sua atuação com poder de mais ampla influencia. Obviamente que é fácil compreender que essa liberdade restrita se refere ao universo como um todo mas aqui na Terra, essa liberdade tem uma certa amplitude. Basta verificar aqueles que usam sua liberdade relativa para matar, roubar, prejudicar, enganar, destruir e, até mesmo, se omitir. Agem, aparentemente, com liberdade absoluta mas, não nos esqueçamos que estamos num mundo dos mais atrasados do infinito, portanto, o poder de escolher caminhos de sombra, está relacionado ao fato das outras pessoas estarem sujeitas as injunções das más escolhas pelo fato de serem almas estagiando num planeta de provas e expiações. A Terra é uma espécie de penitenciária. Quando estão os prisioneiros tomando sol no pátio, podem brigar e gritar palavras nocivas, não é mesmo? Estão presos, porem. Isso é ilustrativo mas serve, creio, para entendermos, um pouco melhor,  a situação.

Equipar-se com os valores espirituais é ampliar seu poder de liberdade. É iluminar-se e encher a alma com cada vez maior cota de sabedoria. É fortalecer-se para as provas da vida. A fé racional, inteligente e poderosa, mantem o ser em estado de confiança e compreensão. Clareia o raciocínio e faz cintilar os sentimentos mais belos diante dos percalços. Produz o alimento que vitaliza a alma. De alguma maneira, resulta num sentimento de cerrteza que chegaremos, vitoriosos, ao elevado objetivo do processo da evolução. Isto porque, estaremos equipados com Deus.

Um comentário:

  1. Realmente, você está certíssimo em relação a apresentação de Deus às crianças... Nesse quesito, tirei nota boa. Desde cedo, levei os meus filhos ao centro e sempre fizemos evangelho juntos. Eles podem questionar muitas coisas e questionam, mas não é por essa razão que chamamos o espiritismo de fé raciocinada? Mas sempre vejo o evangelho na cabeceira de um deles. Quando precisam, sabem onde buscar a ajuda necessária. Também me entristeço quando vejo a inversão de valores... Maior liberdade para compensar a ausência, presentes e tecnologias para calar a boca e não ouvir o choro...
    Ah, quanto ao meu blog:
    pontosnosisetracosnostes.wordpress.com

    ResponderExcluir