Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A FRASE DE UM GRANDE PENSADOR

"Seja em voce a mudança que deseja para o mundo". Leon Tolstói gostava dessa frase. Dizem que Ghandi tambem. Não se sabe ao certo qual dos dois teria sido o autor da frase feliz. Ficarei com o escritor russo, autor da obra Anna Karenina. Dentro de sua visão de mundo, que muitos chamavam cristianismo radical, ele desdobrou-se por viver, da maneira mais fiel possível, a proposta da Boa Nova. Os que não entendiam sua opção pelos mais infelizes achavam que ele exagerava. Talvez para uns ele seria fanático.

Tolstói, antes de optar pela forma de vida eminentemente cristã, meditou intensamente sobre os textos dos evangelhos. Realmente, ele foi um tanto extremo em alguns casos, no entanto, estava convicto de que não poderia haver uma humanidade justa e feliz distante da vivencia clara e determinada daqueles postulados monumentais trazidos pelo Homem de Nazaré. E começou sua adesão total ao evangelho mudando a forma de viver. Passou a cuidar melhor dos trabalhadores de sua fazenda - Iasnaya Polyana - atendendo suas necessidades de vida digna, de moradia adequada, de saúde e educação. Ele mesmo desenvolveu uma pedagogia específica para alfabetizar os "mujiks" de sua terra.

Alem das ações solidárias juntos aos mais tristes e sofridos, o escritor resolveu incorporar as propostas do Cristo à todos os seus pensamentos e sentimentos. Absteve-se de alcool e carne. Afastou-se completamente da vida dissoluta que levara anteriormente. Distanciou-se da vida social própria da aristocracia russa, o que veio a desgostar alguns familiares e até a esposa. Enfrentou, portanto, enorme dificuldade  junto aos corações queridos da família.

Mesmo os que não aceitavam sua mudança radical reconheciam o esforço que ele empreendia para viver de acordo com o que acreditava. E se ele ansiava e desejava um mundo de paz, precisava ele mesmo ser essa paz. Coerência. Essa a palavra chave, antídoto contra a hipocrisia. Um grande pensador. Um homem que amava o Cristo a partir dos evangelhos. Ser a paz que desejava para o mundo. Verdade perante a própria consciencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário