Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE NÃO É

Em nossa Casa do Caminho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, de dois em dois meses pelo menos, os jovens que formam a juventude da instituição, tem a oportunidade de um contato com os espíritos orientadores sendo que, na oportunidade, eles tem o espaço de fazer perguntas à eles. Em geral, são cerca de 45 minutos de perguntas e respostas entre a mocidade e os espíritos. Ressalvo que nossos jovens são adolescentes, variando a idade entre 14 até 17 anos em média. E considero esta oportunidade enriquecedora, dando a certeza, para os jovens, de que o mundo espiritual deve ser encarado de maneira natural. Falam e entrevistam os espíritos como quem o faz com alguem aqui da Terra.

Nesta última quarta feira, durante este momento que me comove pelo carinho que os mentores demonstram em relação aos jovens, nossos queridos estudantes fizeram muitas indagações sobre Deus. A reunião foi gravada. As perguntas, muito interessantes. Não poderia faltar indagações referentes aos objetivos de Deus ao nos criar e, claro, como entender a presença de Deus no Universo, uma tentativa de compreende-LO.

Sempre de acordo com o que a legião do espírito Verdade trouxera nos inesquecíveis tempos da codificação, o amigo espiritual que estava encarregado da entrevista com os jovens enfatizou que o estágio espiritual que nos caracteriza no momento no planeta não nos permite compreender a Deus como eles desejavam. Ainda não conseguimos precisar o que ELE  é,porem, já podemos entender o que Ele não é.

Fora enfatizado pelo espírito vários elementos que, como setas luminosos, nos encaminham, para o melhor entendimento sobre Deus, na condição moral em que nos situamos. Usando de uma alegoria, o benfeitor pediu que os meninos imaginassem uma estrela um milhão de vezes maior que o nosso sol ( para dar-lhe apenas um sentido de incomensurável, pois sabemos que a comparação seria infinitamente maior) e imaginasse eles tentando colocar essa estrela colossal numa caixa de fósforo...os jovens ficaram impressionados e meditativos.

Bom, ao verificar a abordagem feliz sobre Deus para os jovens, recordei como a astronomia vem deixando seus estudiosos perplexos ao verificarem como o Universo parece uma engrenagem perfeita, num ajuste milimétrico para que a vida exista. Um tantinho para lá, e a vida sucumbiria; um tanto para cá, e ela nem teria iniciado. O equilíbrio de forças de coesão com as de dispersão, fomentando, pela gravidade, que as galáxias não se dispersem, deixando de ser ninhos de estrelas e mundos. E a lua? âncora que se não existisse, provavelmente a Terra já teria sido sugada pela poderosa força gravitacional do gigante do nosso sistema solar, Júpter, e a vida nem teria sonhado se multiplicar por aqui. Caso nosso satélite natural estivesse alguns milímetros além da posição em que se encontra, pronto! a Terra já era. Segundo os pesquisadores, a perfeição das leis universais impressiona e assombra até aos cientistas que ainda não concebem o Criador.

Vejo essas indagações que temos quanto a Deus como estímulo ao progresso. Incita e excita a mente. Instiga e inquieta a alma. Amplia a sede de saber. Não estaria tudo isso dentro dos planos divinos, essa salutar inquietação? Claro que sim. Deus vai se mostrando aos poucos. Na verdade, poderia ser até mais rápido mas a natureza não dá saltos. Primeiro o ser humano, através da ciencia, vem conhecendo as leis do mundo físico, entendendo o universo mais limitado onde se situa na presente condição espiritual. Paulatinamente, a Inteligencia Universal sabia que ele, o ser humano, aprofundaria suas indagações metafísicas. A própria ciencia, ao penetrar  no mundo infinitamente menor ( microscópico), seja pela microbiologia, seja pela física quântica, se defrontaria com estruturas que os homens até então consideravam subjetivas. O invisível abre-se às conjecturas dos pesquisadores, com seus universos paralelos e dimensões múltiplas.

Sinceramente, penso que já podemos ler a Bíblia com outros olhos e verificar o quanto ela, em suas expressões simbólicas, traz as mesmas verdades que a ciencia vem identificando. Claro que não coloco isso no sentido absoluto e nem me refiro aos fatores puramente históricos constantes no livro, sobretudo no velho testamento . Com outras palavras, a bíblia aponta caminhos que a ciencia começa a trilhar. No livro "A Gênese" segundo o espiritismo, Allan Kardec já indica alguns aspectos em que a Bíblia não estaria assim tão distante da ciência quanto se pensava. Não levem, no entanto, o que estou dizendo no sentido absoluto, fechado. A verdade parece está colocada na natureza e em todos os setores do pensamento da humanidade, aguardando que o ser humano a descubra, ligando os pontos. O espiritismo traz uma grande contribuição para a união entre ciencia e religião, que não deveriam ser excludentes mas complementares, enquanto caminhos para estudar a verdade por ângulos diferentes.

Divaguei um popuco mas, retornando ao assunto da postagem, Deus permanece um grande estímulo às mentes. Começar entendendo o que Ele não é, e nem poderia ser; que Ele não poderia ter os defeitos humanos; que fomos criados à Sua imagem e semelhança, e não o contrário, enfim, Ele seria o maior motivo de entusiasmo para a perquirição da inteligência e a ampliação dos sentimentos mais nobres em nossa vida. Espero que os nossos jovens tenham sentido um pouco dessa grandeza e sintam maior incentivo para continuarem sua busca pela luz do conhecimento, ajudando-os a entender melhor a si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário