Um dos grandes entraves para a paz no mundo é exatamente a dificuldade que os religiosos tem para saber conviver com quem diverge de seu pensamento. Nadas mais comprobatório de que estamos longe de viver o que acreditamos do que isso. O fundamentalismo, em seus vários níveis, começa aí. No universo individual, podemos infernizar nossa vida e das outras pessoas por intermédio da intolerância.
Quantas vezes encontramos pessoas anatemizando outras porque creem de forma diferente ou porque não aceitam pontos de vistas opostos? A paz tem início no exercício da tolerância, do respeito ao outro, na disposição de entender que o outro pode nos enriquecer com sua visão de mundo. Nada mais contrário ao Evangelho ( nos referindo, obviamente, aos cristãos)do que a condenação a alguem pelo fato de agir fora da crença. O evangelho começa pelo respeito à diversidade.
Nossa contribuição por um mundo melhor começa pela virtude a que nos referimos. Já estaremos aliviando o planeta se não guerrearmos pela "posse" de Deus e da verdade universal e absoluta.
O mundo carece de paz nas divergências. Precisamos, com não menos intensidade, amar ao diferente, não nos limitando a apenas amar ao semelhante. É diante das discórdias que se conhece o verdadeiro homem de bem, aquele que tolera,acalma,pacifica,dulcifica,une,trabalha,serve,ama.
ResponderExcluir