Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 31 de julho de 2011

SOU ESPIRITA ?

Já escutei companheiros de doutrina dizerem que estão tentando ser espirita, portanto, ainda não tinham coragem de se dizer espirita. Respeito essa postura mas creio que há um equívoco nessa posição. Ora, Kardec define o verdadeiro espirita como aquele que luta para domar suas más inclinações, procurando a cada dia ser melhor que no dia anterior. Se aceitamos os postulados do ideal e nos inserimos nesta idéia do codificador, então não há porque não nos afirmarmos como espiritista. Não é necessário sermos perfeitos. Necessário a busca de se tornar um ser humano melhor e uma visão da vida estruturada na filosofia espirita.

A afirmção dos postulados abraçados deve ser uma honra para cada um de nós. Se somos mais imperfeito ou menos imperfeito, aí sim, é uma questão de forum íntimo. A consciencia dirá a cada um de nós. Não devemos nos esconder das próprias lutas internas e negarmos a beleza daquilo que abraçamos como ideal iluminativo : o espiritismo.

A acomodação é uma peçonha que, sorrateira, se instala em meio a suposta posição de humildade. Assumir o que somos não significa negar o que aspiramos. Temos dificuldades morais, é verdade, mas, se lutamos para nossa melhoria, não temos porque sumirmos sob o guante das imperfeições que trazemos. Só precisamos ser sinceros conosco mesmo e ser determinado perante o que desejamos alcançar. Só isso já é um bom começo. O restante, a experiencia, as oportunidades de ser útil concretizará. O Grande Amor do Universo nos conhece à fundo. Não há o que temer. Não há porque arrefecer o ânimo ante os erros cometidos. É verificar que ocorreram, corrigí-los e ir adiante.

Como nos primeiros tempos do cristianismo, devemos responder ante a indagação do outro : sois cristãos ? Resposta: Sim,com muita alegria. Sois espirita ? Sim, com grande honra. E quanto mais vivermos o que acreditamos mais fácil ficará assumir a mensagem imortal, fazendo desaparecer a interrogação incômoda : eu sou espírita ?

5 comentários:

  1. Perfeito, Fred, concordo em numero, gênero e grau. Como eu ainda tenho muito chão pra te alcançar, quando encontro trabalhadores da seara "tentando" ser espíritas isso me provoca certa irritação, mas é aí que a gente É espírita e vence a má inclinação da impaciência, intolerância, e aproveita pra exercer a compreensão... rsrsrsrs
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. SOU ESPIRITA SIM! COM MUITA HONRA.
    A aceitação do princípio da doutrina é o primeiro passo, que lhes tornará o segundo mais fácil em outra existência. O verdadeiro e sincero Espírita está em grau mais avançado. Tem o coração enternecido; sua FÉ é também a toda prova.

    É como o músico que se comove com certos acordes, enquanto outro apenas escuta.

    RECONHECE-SE O VERDADEIRO ESPÍRITA POR SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL E PELOS ESFORÇOS QUE FAZ PARA DOMINAR AS MÁS ENCLINAÇÕES.
    Enquanto um se compraz num horizonte limitado, o outro, que compreende algo mais, esforça-se para ir mais além.

    meimei/cap17.Evangelho

    ResponderExcluir
  3. Palavras que certamente darão uma nova postura
    para aqueles que se encontram na situação citada.
    Parabéns pelo texto.
    M.Siqueira Campos
    J.Pessoa

    ResponderExcluir
  4. Fred, concordo plenamente com você, pois fazem três anos que participo da Doutrina,estou aprendendo muito, foi onde me encontrei. Estudei em colégio de freira aqui na Pajuçara,muitas coisas não concordava quando tinha aula de Religião, pois surgiam muitas dúvidas. Minha familia: uns são crentes, outros católicos, só eu que sou Espirita, e me orgulho. Estou tentando ser uma pessoa melhor em todos os sentidos, porque é isso que a Doutrina nos ensina através da reforma intima. Portanto não tenho vergonha da minha origem, sou espirita aqui, e aonde eu estiver. Amigo, Bom Dia!!! Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amigo,

    Excelente abordagem, realmente, o verdadeiro espirírta será reconhecido pelo esforço em domar suas más tendências. Muitas vezes queremos ser anjos, antes de sermos gente e esqueçemos o encadeamento que a vida tem que seguir, um dia de cada vez, um vitoria após a outra, só aprende a levantar que cai e cair é do homem, levantar é de Deus .

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir