Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AH, QUE PENA ! ( SOBRE AS CRÍTICAS AO BLOG)

Lembram que prometi a voces algo em torno de uma abordagem em uma publicação feita aqui em Pernambuco, criticando o blog por algumas afirmaçoes que eu fiz sobre o Umbral e o reencarne de Emmanuel ? Pois bem, só ontem me chegou às mãos o periódico, me permitindo tomar contato com o que fora escrito na íntegra. A partir daí, avaliaria se deveria postar algo à respeito, embora já, a princípio, pensara faze-lo em respeito ao carinho que o articulista deve ter pela causa que veneramos. Não tenho qualquer receio de crítica, afinal, peciso aprender e crítica, bem escrita, fundamentada, construtiva, é uma benção dos céus ao nosso aprendizado.

Infelizmente, com todo o respeito ao articulista, os argumentos foram fracos e representa o desconhecimento dele quanto ao que ocorre no próprio meio espirita quanto ao que eu abordei, alem, claro, de não me parecer fundamentada suas críticas. Sinceramente, pensei em nada escrever pois não vi qualquer razão à respeito mas , alem de entender que o articulista é amante sincero da causa, alguns dos nossos participantes podem ter ficado com as mesmas dúvidas ou impressão. Então, vamos aos fatos:

a) O articulista diz que cometi um "DESLIZE DE GRAVES CONSEQUENCIAS" pelo fato de ter afirmado que Emmanuel havia reencarnado e ter dito que era de fonte segura. Ora, o movimento espirita inteiro assimilou esta informação que partiu, inicialmente de duas senhoras idôneas, amigas muito íntimas do Chico ( e aí, me perdoem não ter, agora, os seus nomes mas poderei procurar com Dra Marlene Rossi que as conhece, bem como o Divaldo e o pessoal de Uberaba ); Creio que o próprio Divaldo, sempre circunspecto em questões de revelações espirituais, não falaria o mesmo, como o fez em varias ocasiões, como no Congresso Espirita de Alagoas, promovido pela Federação daquele Estado; Nestor Massotti, presidente da Federação Brasileira e diretor do Conselho Esp. internacional, tambem fala à respeito. Marlene Nobre, todos o sabem , foi muito intima do Chico e divulga a mesma informação, sendo que ela é uma pessoa extremamente serena e equilibrada, não afeita a entusiasmo inconsequente. Poderíamos citar várias outras fontes que considero, sim, seguras e confiáveis, pois são fontes racionais, respeitáveis em suas atividades doutrinárias mas seria muito extenso cita´-las todas. Alem disso, por fim, a ultima fonte que cito e sei, provavelmente seja a de menor peso, seria a informação vinda em nossa instituição quando nossos orientadores confirmaram o fato, sem qualquer exaltação deles em torno da questão. Não tenho, até hoje, porque não creditá-los, tambem, como fontes seguras.

b ) Não citei o reencarne de Emmanuel como algo inusitado e sim, como estímulo e motivação por sabermos que temos o reforço desses corações abnegados, agora na carne, com certeza, trazendo inestimável contribuição à melhoria do planeta. Eu, particularmente, fico mas animado ainda, procurando ampliar meus singelos esforços na divulgação do nosso ideal. Penso que outros amigos tambem sentem da mesma maneira.

c) Onde a gravidade de ter dito que Emmanuel reencarnou ? Foi uma aberração doutrinária ? Qual o problema dele reencarnar ? Se a questão é de não se poder comprovar, através do próprio, então, façamos como o codificador recomendou : aguardemos o tempo e as informações. Isso não é atitude ante-doutrinária. O próprio Kardec escreveu em sua revista espirita mensagens de espiritos de artistas que viviam em Júpiter, inclusive, divulgou suas casas desenhadas mediunicamente. Como comprovar isso ? simplesmente porque tem coisas que podem ser tocadas, aguardando a chancela do tempo. O próprio Chico deu informações da vida em Marte e Saturno. Até hoje as sondas da Terra não comprovam isso. Mas o Chico disse que aguardemos o tempo, quando os cientistas compreenderiam a existencia da matéria em outra vibração diferente da nossa, aliás, o que já começa a ocorrer, segundo as notícias da ciencia atual. Portanto, onde algo tão grave ao afirmar que Emmanuel reencarnou ?

d) O articulista fez a mesma queixa peo fato de eu ter escrito que Joanna de Angelis tambem estaria vindo. O meu argumento é o mesmo das questões anteriores. Só acrescentaria que essa informação veio do seu próprio médium que, entendendo que ele é um ser humano como outro qualquer, me parece, no entanto, que nos merece toda a respeitabilidade, credibilidade, sobretudo pela informação obtida por ele, da própria Joanna. E se Emmanuel veio, por que ela não o poderia ?

e) A outra questão foi referente ao desaparecimento do umbral, tema este que já respondi aqui no blog. E deixei claro que era uma tese minha baseada na lei do Progresso. Por que tem gente que deseja perpetuar o umbral ? O espiritismo é uma doutrina que respeita nossa capacidade de pensar. Vários escritores tem trazido sua colaboração ao edifício doutrinário a partir de suas elucubrações. Obviamente, desde que não fira a razão, o bom senso e os princípios doutrinários. Onde, afirmar que um dia o umbral, como o conhecemos hoje, deixará de existir pelo progresso do planeta, fere esses tres elementos ?

Por fim, sempre com um toque de ironia, o que achamos inadequado porque fere a elegância moral, o articulista fala que eu não venho me dando conta do que escrevo no blog e conclui que estas minhas afirmações servem para palestras ( e por que serviriam para palestras e não para o blog ? ) desde que ele não esteje na palestra. Bom, aí ele apresentou a importância que tem para a nossa causa e creio que a tem.. Sinceramente, sei o quanto ele se preocupa com nossa doutrina. Espero apenas que possa refletir no que postei aqui. E continue dando uma passadinha no blog, contribuindo pelo seu melhoramento.

Ah!... vou continuar, sim, trazendo certas informações, com a mesma seriedade com que venho pautando minha vida doutrinária, nesses mais de trinta anos de aprendizado, quando achar compatível divulga´-las.

8 comentários:

  1. Fred...

    Precisamos sempre da luz Divina que fazes questão de refletir.

    Para os que não têm condições de acompanhá-lo em palestras, o blog serve de fonte importantíssima de informações! Por isso, CRTL+C nas suas palestras e CRTL+V no blog!

    Parabéns pelo lindo trabalho feito através deste blog.

    Que o Mestre te Ilumine, meu irmão!

    ResponderExcluir
  2. Quem duvida do fim do umbral, comprova que ainda precisa conhecer melhor a doutrina dos Espíritos, pois na 3ª Parte de O Livro dos Espíritos, um dos seus capítulos é Da Lei de Progresso, portanto como toda a criação divina progride, como poderia o umbral continuar eternamente região de sofrimento para Espíritos imperfeitos, se com o tempo, estes espíritos também se melhorarão e naturalmente habitarão espaços mais adequados ao seu adiantamento. Tudo no universo é transitório, só não a felicidade plena, quando a atingirmos.

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO FRED,
    DIANTE DISSO SO TENHO A AGRADECER PELA SUA DECISAO DE NAO DESISTIR DO BLOG, E CONTINUAR CONTRIBUINDO COM OS ESTUDOS E MENSAGENS CONFORTADORAS AQUI POSTADAS.
    MUITO OBRIGADA.
    JESUS TE INSPIRE SEMPRE E DEUS TE PROTEJA.
    MUITA LUZ.
    ESTAMOS FELIZES POR VC.
    FORTE ABRAÇO FRATERNO.

    JOICE E GERALDO.

    ResponderExcluir
  4. José Herculano Pires, respondendo a uma questão de um ouvinte sobre a pergunta: o que significa um novo céu e uma nova terra no Apocalipse?
    Ele respondeu que a nova Terra seria o que estamos aguardando - o Mundo de Regeneração e um novo Céu seria o que os Cientistas estão descobrindo e descobrirão, novas galaxias , novas estrelas, planetas e Vias Lacteas, iriamos ver as criações do Pai eterno que ainda não conhecemos.
    Quando a Emannuel estar reencarnado na Terra, ouvi isto do proprio Divaldo, e quando a reencarnaçao nesses anos que virão de Joana de Angeles, ouvi também do proprio Divaldo.

    Sabemos que o Umbral é feito por mentes em desequilibrio e que ele existirá enquanto ouver seres que precisem se reabilitar, não acredito mais em penas eternas e quanto a sua opinião quanto ao fim do Umbral, acretido que sim...pois quando vivenciarmos um dia a plenitude espiritual e nosso orbe estiver harmonizado com a Leis divinas, e se Deus é justo e bom, então por que umbral eterno na Terra, só se as penas forem eternas, e formos errantes eternos. E a Lei do Progresso!?

    Floquinhos de Luz para todos♥

    ResponderExcluir
  5. Peninha!!!! É falta de conhecimento mesmo. Só pra começar ele poderia ler o livro do Divaldo Franco sobre a Transição planetária, que, se ele entendesse, abriria um pouco esse horizonte um tanto limitado no qual ele se norteou para essas criticas.
    E uma humilde sugestão ao responsável por essas criticas: leia mais, estude mais, se informe melhor. Vamos somar....


    O que eu vejo nesse blog são assuntos sendo tratados com a mais absoluta seriedade. São 540 seguidores que seguem esse blog por conhecer a seriedade do trabalho aqui realizado, sem contar o trabalho com as palestras e tantos outros.

    ResponderExcluir
  6. ahh! tive que vir aqui novamente, olha como a Postagem foi boa!

    Voltando ao assunto do Umbral, conforme estudamos no Livro dos Espíritos sobre a Lei do Progresso, acredito que ele irá existir em mundos que ainda não alcançaram o devido progresso de mentes em harmonia com os Leis Universais, com a Mente Divina!
    E para exercitarmos a harmonia, o eixo do equilibrio espiritual aprendamos a vivenciar a Lei de Amor, Justiça e Caridade, pelo menos tentarmos!

    Suely

    ResponderExcluir
  7. Nada é mais construtivo que os exemplos (acredito que justamente por isso, Jesus não ficou somente nas palavras, acima de tudo exemplificou seus ensinamentos). Nestes meus quase 18 anos de envolvimento com a Doutrina Espírita, já vi algumas coisas e tudo que eu vi, vivi, li e aprendi, merecem meu mais profundo respeito, tudo em nossa experiência é uma fonte inesgotável de aprendizado, retirar os "ANTOLHOS", ajuda e muito a compreender a DINÂMICA DA VIDA que somos convidados a colocar, em prática minuto a minuto de nossa existência. Seja na redefinição de conceitos, na reforma intima, na resignação, na compreensão e benevolência quando falamos dos limites dos nossos irmãos, principalmente em dar movimento ao AMOR, ou seja, CARIDADE.
    Vivemos numa época igualmente ímpar a todas as outras épocas da humanidade, os avanços tecnológicos de hoje estão perfeitamente harmonizados com os outros avanços que presenciamos enquanto “outros” seres encarnados, no passado. Resta simplesmente romper com aquele homem velho e definitivamente assumir nossa nova condição, àquela que foi proposta por Jesus: “... Amai-vos uns aos outros, fazei ao vosso próximo tudo aquilo que desejais, que ele vós faça...”, em não sendo assim toda e qualquer critica será sempre vazia, desprovida de essência e ofuscada pela mente desperta.
    Reencarnação é uma lei a que todos estamos sujeitos, sejamos nós: simplesmente Gustavo, ou Emmanuel, ou Joanna, ou Chico (Xavier), ou Chico (de Assis), queiramos ou não, é a da lei.

    Forte Abraço a todos...

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  8. Olá meu querido amigo!!!Desculpem-me a franqueza, mas Fred, este comportamento dos nossos irmãos transpira inveja.. Faz parte da vida. Muita prece e muita fé. Oremos todos nós!!!Grande bj.

    ResponderExcluir