Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CRÍTICA

Um amigo de longas datas me telefonou, ontem, informando sobre uma publicação aqui de Pernambuco, precisamente de Jaboatão dos Guararapes, que fez críticas ao blog. Ele leu alguns trechos da crítica e ficou de me entregar este final de semana um exemplar com a integra a fim de que eu tomasse conhecimento e avaliasse. Claro que o farei. Vou me inteirar com mais profundidade sobre o que está posto lá. A crítica é sempre válida para o devido aprendizado e o devido aperfeiçoamento. Quando construtiva é benfeitora. Quando negativa, tambem o é, pois é oportunidade de exercitar valores que defendemos sempre. Após a leitura completa, avaliarei o teor exato e verificarei se cabe qualquer colocação de nossa parte. Voces tomarão conhecimento do que se trata. Sinceramente, avaliarei com carinho o acerto da crítica. Caso não proceda e mereça uma resposta de minha parte o farei. E o farei pelo carinho e respeito que merecem o articulista do periódico, com certeza, dedicado companheiro do ideal. Agora, de imediato, já tomei contato de algumas colocações feitas que me precem ser fruto do desconhecimento da finalidade do blog e de questões outras. Só para exemplificar, fez críticas à algumas afirmativas minhas sem citar a fonte e com que segurança podia falar à respeito, como o ter escrito aqui que Emmanuel já estaria reencarnado em São Paulo. Parece que o amigo, nesse quesito, desconhece a informação perfeitamente aceita e difundida por depoimentos respeitáveis, inclusive, perfeitamente conversado no meio espírita. Parece que ele deseja a segurança absoluta disso. Ora, não há segurança absoluta de nada. Kardec escreveu sobre teses e publicou comunicações que tinham a chancela de espiritos. Mas lembramos que ele escreveu a teoria da beleza e fez divulgação da casa de Mozart em Júpter, inclusive, feita de notas musicais. Como comprovar isso ?

Será que os espiritos teriam que se materializar em praça publica para afirmarmos certas coisas, já postas por pessoas idôneas e mais de uma, como no caso do Emmanuel ? mas, responderemos melhor na próxima semana. Ah, outra coisa que foi criticada, segundo leitura por telefone do amigo, foi a abordagem que fiz sobre o fim do umbral. Será que querem a perpetuação do mesmo ? O que há de ante doutrinário ou irracional na abordagem ? segunda feira farei um melhor observação.

Desculpem ter antecipado o fato mas creio que como voces fazem o blog, como sempre tenho dito aqui, deveriam saber do ocorrido. Vamos lá.

7 comentários:

  1. Amigo Fred,
    Acho que o nosso amigo que fez tal critica,
    ele não tem conhecimento algum da Doutrina Espirita.
    O que foi citado no Blog, logico que tem fundamento, eu acredito demais!!!! Agora se o nosso amigo é igual a São Tomé só acredita vendo, ai é outro departamento fica dificil.
    Amigo, passei por aqui para te desejar um Seminário Maravilhoso!! Juntamente com sua equipe, com muita Luz!! Bençãos!!e Paz!!!
    Não esqueça de tirar fotos, Bejin no coração!!!

    ResponderExcluir
  2. "Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai! Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; (...)"(O Evangelho Seg. o Espiritismo - Cap. XX - item 4)

    São 70 mil acessos e 529 seguidores!!! Normal que o blog venha a receber algumas críticas. Esperamos, porém, que os críticos possam se informar melhor e não utilizar como argumento sua necessidade particular de ver para crer. Como disse a nossa amiga hildasoares "fica difícil".

    ResponderExcluir
  3. Fred,

    Quem o acompanha conhece sua serenidade, bem como a seriedade do que pregas pelas palestras que já assisti e pelo conteúdo do Blog, que é maravilhoso. Sua postura diante do ocorrido serve de exemplo para nós, trabalhadores espíritas, que nos vemos envolvidos em incompreensões de toda sorte e melindres à frente do trabalho de Jesus.
    Muita paz e forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Fred, e as pessoas que como eu visitam sempre o blog, também acho que o amigo que fez a crítica não tem muito conhecimento da doutrina.
    E quando li o post a respeito do fim do umbral, achei perfeitamente lógico e estudando um pouco livros como os de André Luiz, que falam do umbral, ai sim temos certeza de que o umbral deixará de existir, afinal ele é uma criação de nossas mentes que não estão sintonizadas com a lei divina por completo...
    Grande abraço Fred! Amanhã amigos meus vão ao seminário te ver, eu bem que queria ir também, mas não vai dar. Aguardo uma nova oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fred,

    Que coisa mais chata essa crítica, mas é como meu pai sempre diz, nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, imagine nós meros mortais.
    E depois nós conte tudo sobre essa crítica.
    Estamos com você!!
    Abração meu querido!

    ResponderExcluir
  6. Fred, julgar texto, sem contexto é mero pretexto!!! Críticas sempre são válidas, e como esta, muitas outras virão. Especialmente diante do crescimento de seguidores do blog. Nós que conhecemos a seriedade de seu trabalho e sua dedicação em tudo o que faz, sabemos que este blog e os assuntos abordados nele são de enorme valia para muitos. Continue firme e tenha a certeza que grandes sementes tem sido plantadas atraves deste blog.

    ResponderExcluir
  7. Meu querido amigo, como vai vc?
    Moro em Jaboatão, precisamente no Curado. Os problemas nos centros aqui, refletem muito a mentalidade do seus dirigentes..Um deixou de fazer a parte social, fechando-se apenas para estudos. Em outro, ha um amigo que deu o nome para ser trabalhador da casa e a três meses que espera sem nenhuma explicação. (Não é de estranhar que a crítica tenha vindo daqui). Estão surgindo outros que talvez sejam uma luz no fim do túnel. Aguardemos e oremos. Peço a Deus muita luz e sabedoria para estas pessoas que tem esta responsabilidade. Estamos precisando de uma boa dinâmica e muuiiito amor no coração. Bjs

    ResponderExcluir