Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OS "IMPERFEITOS"

Certa feita Chico Xavier fez referencia ao fato de ter sido amparado, em um dos momentos mais delicados de sua vida, exatamente por pessoas criticadas por companheiros cristãos como imorais ou, no mínimo, desnorteadas. E o grande médium mineiro ressalvou, na ocasião, a passagem em que Jesus choca os fariseus ao dizer que aquelas mulheres consideradas de má vida alcançariam o Reino de Deus antes deles.

Interessante como não nos atemos à passagens como esta para calçarmos as sandálias da HUMILDADE.

A INDULGÊNCIA NASCE DA OBSERVÂNCIA DAS SITUAÇÕES COMO ESTAS POSTAS ACIMA. Antes de julgarmos e condenarmos irmãos que tombaram em algum momento da vida ou que se apresentam um tanto intempestivos ou "pouco afeitos à evangelização", verifiquemos o quanto de fidelidade e companheirismo, de coragem e dedicação possuem ou devam possuir. Levar em consideração o que Jesus falou é de suma importância para não contribuirmos ao espezinhamento de quem quer que seja, sobretudo porque trazemos na alma muitos lances que nos fazem necessitar da tolerância alheia.

Gosto muito de trabalhar com os "imperfeitos". Creio que funciona aí a plena identificação com o meu próprio estágio.

Obs : Esse texto surgiu pelo fato de ter lido a passagem a que fiz referencia sobre o Chico e os que lhe amparam no momento difícil que passava. Fiz essa leitura lá na nossa reunião da Casa do Caminho.

3 comentários:

  1. Prezado Amigo,

    Faz lembrar também a passagem do Bom Samaritano, considerado herege, mas que dedica tempo e cuidados ao homem caído na estrada, enquanto os considerados de boa índole desprezam a oportunidade de servir.

    Forte Abraço.

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Esse seu texto me fez lembrar um acontecimento da época de minha adolescência (ontem), quando eu ainda morava na minha cidade natal .

    Certa vez uma pessoa conhecida naquela cidade justamente por sua amoralidade, dessas cujas atitudes choca até as pedras, teve uma atitude das mais nobres: chegara à cidade um casal de hansenianos com um filho pequeno, também com lepra, e ninguém na cidade queria acolhê-los. O casal até tinha condições para alugar uma casa, mas ninguém queria ceder seu imóvel para eles. Acontece que foi justamente aquela pessoa pouco afeita à moral que os acolheu, deixando que fossem morar em uma de suas casas e disse mais “daí vocês só saem quando quiser”.

    Claro, há que se ter prudência, mas todos nós trazemos mazelas nos porões de nossas almas e achamos tão bom, quando ao invés de nos virarem às costas ou pior nos apontarem o dedo, nos estendem as mãos quando precisamos. Somos tão necessitados da indulgência das pessoas. Acredito, muitas vezes, a mudança começa a ocorrer quando alguém ao invés de condenar uma dessas pessoas lhe estende as mãos. É com a força do exemplo, com a orientação e com o amor que os corações, mesmo os mais duros, são tocados.

    ResponderExcluir
  3. Quando alguém cair em erro, estendamos os braços em socorro do irmão equivocado, evitando a crítica que apenas o precipita a quedas ainda maiores. Lembremos que amanhã poderá ser a nossa vez de cair também.
    Bezerra de Menezes

    ResponderExcluir