Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOBRE ORTODOXIA

O participante do blog, Alcídio, postou comentário em um texto que escrevi sobre Espiritismo Ortodoxo, lá atrás, já há alguns meses. E ele faz referencia de que J. Herculano Pires, o grande filósofo espirita, especifica que ortodoxo seria o que escolhe a coisa certa e heterodoxo, o errado. Ora, Alcídio, creio que não seria bem isso o pensamento do grande Herculano, por quem nutro grande admiração. E mesmo que o fosse, como voce mesmo colocou em seu comentário, de que não fica bem Emmanuelismo, chiquismo, etc, tambem não fica bem Herculanismo, concorda ? Toda ortodoxia ( e aí o termo que eu emprego é aquele relacionado com estreiteza de visão, rigidez de percepção, interpretação literal das coisas ) produz "fundamentalismos". A mente fecha-se na concepção de que a verdade nos pertence, no sentido absoluto.

Sendo o Espiritismo progressista por execelência e progressivo em sua revelação, devemos estar atento para não congelarmos as possibilidades de desdobramentos das lições e, sobretudo, da vivencia destas. Quanto à ouvir Emmanuel, Andre Luiz, Bezerra, Joanna e outros, enquadra-se na atitude de ouvir São Luis, Fenelon e outros pois tanto para uns como para os outros, devemos empregar o bom senso e a razão, passando por estes crivos qualquer mensagem oriunda do pensamento espirita. O problema é quando começamos a pensar que fora de Kardec não há salvação ou de que alem do que já foi dito sobre as grandes Leis postas na venerável codificação não há mais vida ou novas informações. Isto cria a ortodoxia infeliz.

O próprio Kardec afirmou que "a primeira palavra havia sido dita mas não a última " em termos de espiritismo. A dinâmica de cada tempo confere um movimento próprio à cada etapa. Estamos com voce referente à prudencia e zelo doutrinário porem, sem que isso represente engessamento e fixação mental de tal monta que tornamo-nos ortodoxos não por buscarmos o certo mas por acharmos que não ha´mais algo certo alem do que conhecemos.

Espero que tenhas entendido nosso pensamento, amigo Alcídio. Participe mais vezes, enriquecendo, como o fez, nosso espaço. Um grande abraço.

Um comentário:

  1. Prezado Amigo,

    Antes do comentário, quero participar da minha alegria, do nascimento do pequeno (56 cm) Arthur, sou um jovem e feliz avô, na madrugada do dia 03/09(ontem), outro amigo para nossa seara de luz e vida.

    Vamos ao comentário:

    Emmanuelismo, Chiquismo e outros ismos, desde que estejamos "seguindo" os "reprodutores" do Cristianismo vivo, na mais ampla e renovadora verdade que liberda a alma dos entraves e dos calabouços que aprisionam os corações e as mentes, não seria também uma renovação baseada na atualidade da mensagem libertadora de 2000 anos atrás ?

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro.

    ResponderExcluir