Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CRÔNICA SOBRE OS PRÓPRIOS PASSOS

Ninguem é obrigado a compartilhar de nossas intenções. A riqueza da vida tambem encontra-se nos diversos rumos que cada ser dá aos seus passos. Me recordo que alguem parecia não aceitar quando eu escrevia sobre arte ou alguma experiencia de ordem pessoal. Estou convencido, porem, que as experiencias pessoais são extremamente pedagógicas, ilustrativas mesmo, capazes de fixar bem o conteúdo que desejamos passar. E exatamente olhaando nessa direção tambem creio que assim nos fazemos mais próximos de todos em nossa condição humana, na nossa dimensão de viajores de muitas dimensões e de diversos tempos.

Não me canso de enfatizar as lutas que me constituem os passos. E isso porque penso ser importante que os amigos que se miram, de alguma maneira, em determinados trabalhadores da causa, entendam a si mesmos em suas fragilidades e temores. Nesses mais de trinta anos de batalha pelo ideal que todos nós amamos, tenho verificado algo das lutas íntimas que travam estes maravilhosos tarefeiros do evangelho, ícones da mensagem e que servem de referencia aos nossos passos. Ou alguem aí desconhece, ainda, os desafios enfrentados pelo Divaldo, pela Suely Caldas, o Raul Teixeira e os que já partiram da Terra mas que nos legaram sementes encantadoras de esperança e trabalho ?

Ao observar a condição humana de cada um desses respeitáveis lidadores, fortaleci minhas disposições para o bom combate. Entendi que a beleza da vitória desses apóstolos do Bem era delineada pela característica eminentemente humana de cada um. Suscetríveis às quedas, avançaram; sujeitos aos conflitos humanos, prosseguiram; exigidos que fossem "perfeitos" porque eram referencia, não se detiveram. Podem errar e erram. podem cair, e, com certeza, caíram em algum momento. O importante é que prosseguem consolidando qualidades e legando o melhor de seus corações. Não é fácil sentir-se e saber-se humano mas carregando o compromisso de ser referencia para muitos que necessitam mirar-se em um espelho de carne e osso, conquanto sendo um espirito detentor do vasto conhecimento das luzes imortalistas.

Se enxergarmos estes mecanismos poderemos ser mais fraternos uns para com os outros e seremos mais indulgentes com as dificuldades que estes servidores ainda trazem com eles, tal como desejamos que sejam para com nossas dificuldades, por nossa vez. O tempo e a experiencia tem me trazido cada vez mais a serenidade para me sentir no esplendor da condição humana limitada que me compõe a realidade atual e não exigir que os outros sejam o que eu estou ainda muito distante de ser. A tolerãncia é generosidade que nasce de um pouco de auto conhecimento.

2 comentários:

  1. Prezado Amigo,

    Quantos pedestais foram criados para os nossos amigos que trazem a responsabilidade de divulgar e elucidar as nossas mentes nos ditames da doutrina espírita?
    Quantos de nossos irmãos têm a idéia de que estes amigos jamais enfrentaram, enfrentam ou enfrentariam qualquer dificuldade.
    Esquecemos que todos, absolutamente todos estamos no mesmo campo de luta e dificuldades, cada individualidade trazendo sua bagagem de conhecimento, necessidades e testemunhos, e qual o melhor exemplo senão o nosso próprio?

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos. Para nossa reflexão, deixo essa prece do livro Cirurgia moral

    PRECE PARA TI MESMO
    Deus!... Sou eu que Te falo! Eu me proponho a ler este livro, já sabendo
    que ele trata de assuntos altamente incômodos à minha personalidade. Pelo sumário e pelo título, nota-se o quanto temos de nos esforçar como médicos de nós mesmos, fazendo diariamente a nossa cirurgia mental, de modo que ela estabeleça o equilíbrio espiritual em nosso coração, juntamente com os sentimentos.
    Conheço as minhas falhas, sei que os meus pés têm pisado em terreno que não é próprio aos pés de um verdadeiro discípulo de Jesus. No entanto, estou disposto a mudar de direção, para fazer a Tua vontade e não a minha, em todos os objetivos de servir que começam a nascer em meu íntimo.
    Quero confiar em Teu amor... Ajuda-me! Quero sentir a Tua presença na minha vida...Ajuda-me!
    Quero facilitar o livre trânsito do amor no meu mundo interno... Ajudame!
    Divino Senhor! Não deixes que eu ocupe o tempo precioso vendo os defeitos
    alheios.
    Não permitas que a minha boca sirva de escândalos para alimentar a vingança, o orgulho e a vaidade. Livra-me do ambiente de discórdia e de maledicência.

    Deus de eterna bondade! O Teu amor conforta-me o coração! Eu Te peço que me ajudes a melhorar, porque somente Tu sabes das minhas enfermidades morais. Estou disposto a operar-me no mesmo hospital em que vivo diariamente, onde o maior enfermo sou eu. Mas quero que me ajudes em tal disposição, para fechar os olhos aos erros de quem anda comigo no mesmo caminho, para ver com clareza o que tenho de pior, para que o bisturi da boa vontade trabalhe em mim sem o impedimento da vaidade e do amor próprio.

    Ajuda-me a ajudar! Senhor, eu Te peço para me lembrares, ao ler páginas de auto-educação,do que tem de ser corrigido em meus caminhos, agradecendo aos outros pelos exemplos que me ofertam no silêncio da própria vida. Lembra-me, meu Deus, para que eu não imponha as minhas idéias nos corações dos que me cercam e vivem comigo. Lembra-me, Senhor, para que eu adquira a obediência e a auto-educação.
    E quando eu tiver cultivado alguma virtude, não critique quem ainda não teve tal oportunidade.
    Sei que o amor não ofende, não maltrata, não enxovalha, não fere e não exige. Porém, na hora em que o bem-estar invade o meu coração, pela Tua misericórdia, eu faço tudo isso,
    pelo prazer de diminuir o próximo, exaltando-me naquilo que não possuo. Quero Te pedir para me ajudar a combater o egoísmo que veste, dentro de mim, variadas roupas, disfarçando-
    se em modalidades diversas para que eu me engane a mim mesmo, deixando imperar o orgulho.

    Ajuda-me, Senhor, a ajudar a mim mesmo, na escala em que permaneço,
    sem ofender os outros e sem diminuir a quem quer que seja. Abençoa-me, e a todos, mostrando-me o que devo fazer, sem desculpas,dentro de mim mesmo.

    ResponderExcluir