Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

HUMILDADE E DESVALIA

Me pedem para fazer uma abordagem sobre humildade. Na verdade, tem-se grande dificuldade em entender humildade sem associá-la à auto desvalia. É um grande equívoco. O humilde não necessita se colocar inferior à ninguem. E naturalmente não se acha acima de ninguem. Busca enxergar todos os elementos que se movimentam dentro daquilo que lhe bafejou o caminho ou  naquilo que se destaca em si. Observando o nosso Chico Xavier, às vezes poderia passar a impressão de rebaixamento ( e até acho que, em certas ocasiões, era assim quer ele fazia ) mas não perdia a dignidade nobre, o respeito a si mesmo. Esse exagero do Chico era para esconder a sua grandeza e o fazia de coração. Não apresentava, no entanto, falta de confiança e exalava firmeza. Tinha profunda segurança no que fazia, embora as muitas vezes em que se dizia um capim. Faço essa ressalva pois ele é o exemplo do ser humilde que não deixava de realizar a tarefa. Não se escondia e era pro ativo, dinâmico.

A humildade só existe quando ela é concreta. A aparência se trai. Chico era o que era. E fez o que tinha de fazer. O humilde não despreza a auto estima. E fico por aqui pois, de humildade sabemos tão pouco. Só se sabe, em profundidade, o que é essa virtude gloriosa, quando se a vive. O resto, é tese e verborragia, não é mesmo ? E, sinceramente, não escrevo isso  por humildade.

2 comentários:

  1. Aproveito essa linda mensagem que nos faz refletir e lhe peço ajuda sobre uma dúvida, a qual tentei lhe perguntar durante o Miep mas não tive oportunidade. Gostaria de saber o que fazer quando estamos sendo perseguidos por alguém encarnado tentando destruir sua vida profissional/pessoal, mesmo você não tendo ódio/mágoa dessa pessoa e rezando por ela, parece que a mesma não desiste e você acaba sendo prejudica porque sua vida fica estacionada. =/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada...

    Posso pedir outra coisinha?
    hum...
    Quando consigo realizar satisfatoriamente um trabalho no bem,sinto uma alegria tão grande!!
    Mas quando alguém reconhece não sei como receber.
    Então gostaria de saber como cultivar esse sentimento sem transformá-lo em vaidade?

    ResponderExcluir