Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

NO CARNAVAL

Aproxima-se um dos períodos mais polêmicos da humanidade: o carnaval. Momento onde se extravasam sentimentos os mais contraditórios da criatura humana, gera opiniões díspares em seguimentos diferentes da sociedade. Os que brincam, alegam que apenas desejam se divertir, sem qualquer interesse que não seja pura alegria. Os que enxergam diferente, chegam a condenar a festa, até com colocações girando em torno da moralidade humana ou tangenciando a saúde da criatura.

Indiscutivelmente é uma época de grande radicalismo, onde se vivem situações não apenas da alegria sadia dos que adoram brincar mas onde explodem instintos e viciações de variada natureza. Muitos controles sociais e individuais são derruídos e verifica-se o descontrole de muitos mecanismos que, de alguma maneira, equilibram a vida coletiva. Ninguem desconhece que as drogas campeiam soltas, o alcoolismo alimenta o extravasar e a sexualidade desrespeitosa mutila e denigre muitas mentes e corações. Observando sob a ótica de possíveis influencias espirituais, fácil entendermos que é um período onde muitos irmãos ainda envoltos nas condições mais primitivas na dimensão espiritual encontram acesso relativamente fácil às mentes dos encarnados.

Tem quem brinque sem qualquer desgoverno ou interesses escusos ? Sim, claro que sim. O que estamos abordando é que a atmosfera psíquica é das mais problemáticas e dificilmente alguem consegue ficar imune a ela. Temos inúmeras fragilidades e a possibilidade de se ficar suscetível à ardis das sombras ou ao fato de ceder em fatores que, em outras condições, não o faríamos, é grande.

Somos livres e qualquer um de nós pode escolher este ou aquele caminho. Nosso texto não visa julgar ou condenar este ou aquele, isto ou aquilo. Fornecemos, apenas, alguns elementos para que se faça uma análise e se tome a decisão com conhecimento de causa. São milhões enlouquecidos, alterados, desnorteados, fazendo pressão sobre alguns poucos que apenas desejam se divertir. Pensemos nisto. Sou de Pernambuco e conheço bem a beleza cultural do carnaval, dos batuques do maracatu à músicas líricas dos blocos românticos, dos indios dançantes aos mascarados folclóricos, porem, infelizmente, o carnaval não é mais isto. Sou pernambucano e sei, na história de tão momentosa festividade, o quanto de violência e agressividade se vive, o quanto de estupros ocorre, o quanto de entorpecentes se consome e o quanto de obsessões se instalam.

2 comentários:

  1. CARO FREDERICO, SERIA MUITO INTERESSANTE QUE ESSAS DUAS MENSAGENS SOBRE O CARNAVAL, FICASSEM AQUI NA SUA PÁGINA PRINCIPAL, PARA AQUELES QUE A VISITAM DURANTE AS FESTIVIDADES, PUDESSEM LER. POIS TENHO FACEBOOK, E COLOQUEI LÁ O ENDEREÇO O SEU SITE DO BLOG, PARA QUE PESSOAS QUE O DESCONHEÇAM TENHAM O INTERESSE DE LER O ASSUNTO. E OS DEMAIS. MUITA PAZ, LUZ E SAÚDE PRA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma observação extremamente importante! Desde que me lembro, recebo conselhos e explicações de minha mãe para dar importância à atmosfera psíquica. Ela me lembra não só das datas onde temos um concentrado geral de energias ruins, mas também de como devo dar importancia também aos locais, a qualquer época do ano. Bares onde os frequentadores bebem muito alcool e não tem um estilo de vida que se possa chamar de saudavel espiritualmente; cemitérios, onde há uma grande concentração de tristeza, de indignação, de revolta; e até mesmo os lares onde podemos perceber que há muita discórdia, brigas, descaso de uns para com outros etc.
    Isto me faz lembrar o ultimo natal, quando eu voltava para casa de ônibus, já no fim da tarde da véspera, o céu já havia escurecido. Eu percebi nauqlee momento que, em todo natal, como também naquele, há uma sensação bastante peculiar no ar, que chegava a incomodar um pouco. Não deveria incomodar. É a energia que fica no ar por uma grande quantidade de pessoas estar com pensamentos de amor e fraternidade no mesmo momento, em vários pedaços do planeta, formando uma corrente. Incomoda porque é algo muito raro, que acaba sendo estranho, porque no restante do ano somos bombardeados por uma mistura de energias que acabam formando algo feio, disforme, irregular. Mas acredito ser incomodo também por outro motivo: junto aos pensamentos de amor e fraternidade, há uma melancolia, porque é triste que os bons pensamentos e sentimentos sejam para "datas especiais". O que tem de especial no amor? O amor é a essência de tudo, nada tem de especial. É primal!

    Enfim, já me delonguei bastante.

    Um abraço carinhoso. =)

    ResponderExcluir