Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TÔ LIGADO - JESUS E O BATISMO

O jovem Pedro Henrique, de onze anos de idade, postou comentário à respeito do batismo não existir no espiritismo e perguntou por que isso, já que Jesus havia se batizado. Olha, Pedro, muito boa sua abordagem. Sem dúvida que o Senhor submeteu-se ao batismo através de João, o Batista. Se observarmos direito, Jesus foi muito coerente com a estratégia que utilizara desde o início de suas atividades pois enfatizava que viera cumprir as leis e era necessário que algumas coisas seguissem seu rumo como era. O batismo, naquela época, não tinha a mesma feição que tem hoje no catolicismo, por exemplo. Na atualidade, se recomenda batizar quando criança para que a criança não morra afastada da igreja, que seria, conforme  seus representantes, a possuidora da chave do reino. Já na época do Senhor, o batismo era para os adultos e tinha o objetivo de renovar a pessoa que ansiava entregar-se à Deus, sendo que a maioria submetia-se ao ritual no rio Jordão, para lavar seus pecados simbolicamente e poder, dessa forma, começar uma nova vida. Daí a estranheza de João quando Jesus apareceu para submeter-se ao ritual. Ele sabia que o Mestre era o messias e não necessitava renovar-se, não tinha pecados e possuía muito mais autoridade moral que ele, João, para batizar quem quer que fosse, ao ponto de dizer ao senhor que ele é que deveria ser batizado pelo Cristo de Deus.

Hoje, Pedro, com o espiritismo, sabemos que qualquer prática externa, cultos, não são mais importantes que o pensamento. A renovação não necessita de simbolos. E concluindo sobre a questão de Jesus ter recorrido ao batismo, há um último elemento encantador na história: O Senhor admirava a fidelidade e a entrega de João e nunca perdia a oportunidade de enaltecer e valorizar o trabalho daquele que " pregava no deserto ". Espero ter atendido convenientemente sua pergunta, querido Pedro. Escreva mais vezes, está bem ?




3 comentários:

  1. Oi amigo passando como sempre, para te desejar
    um final de semana bem legal!!!! Muita saúde,
    paz, luz , amor!!! Abraços!!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava comentando sobre isso, por incrível que pareça essa semana e adorei esclarecer minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Fred aproveitando o TO LIGADO mais uma vez, eu me lembro que no centro espírita que participava antigamente havia um livro de presença para cada atividade realizada na casa... bem, na casa que perticipo atualmente não temos isso, e e nem me dei conta. Lembrei assistindo o filme Bezerra de Menezes. Afinal, Qual é a importância dessa tal lista de presença? Algo espiritual como haviam de dito?

    ResponderExcluir