Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CRESCIMENTO DOS ESPIRITAS - IBGE

O IBGE divulgou o resultado do novo censo no que diz respeito à configuração religiosa na atualidade em nosso país. E o Espiritismo teve um crescimento muito expressivo ante os números do censo de 2000. O número dos que se afirmam espirita cresceu 65 %, passando de um pouco mais de 2 milhões para quase quatro milhões. Claro que acho que este número é maior. Pelo menos, temos essa impressão. E talvez essa impressão seja provocada pelo fato de muita gente frequentar habitualmente a casa espirita mas, para efeito estatístico, não consegue se despreender do atavismo, da tradição. Bom, mas isso não é tão importante. O importante é a mudança moral que as pessoas entabulem em sua vida, independente de se dizerem espiritas ou se permanecem em suas religiões de origem. O espiritismo não se prende ao formalismo numérico. Está mais preocupado na renovação moral da criatura. Quando nos detemos nos que se afirmam espiritistas, o aumento foi considerável. A notícia foi boa. Abaixo, no entanto, fiz uma abordagem referente a um problema detectado pelo IBGE. É sobre o envelhecimento dos seguidores espiritas. Deem uma olhada na postagem abaixo.


3 comentários:

  1. Prezado Amigo,

    Vi uma reportagem sobre este assunto na folha.com, juntamente com outros dados que também requer um carinho muito especial ao ser considerado e que você já tratou aqui no blog. Diz a reportagem que os espirita teem um melhor grau de escolaridade e um melhor poder aquisitivo (melhor renda), passando a ideia de que a doutrina é um movimento de elite e de intelectuais, o que não condiz absolutamente em nada com o principio fundamental do evangelho de Jesus. Justamente aquele cuidado em não perder a simplicidade dos 1º cristãos, afinal postulamos o evangelho redivivo, na sua mais pura essência.

    Abraço

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Fred

    Amigo concordo que não devemos ter vergonha nem medo de assumirmos que somos espiritas como também acho que devemos agir como cristão porque é esse o convite que a doutrina nos faz.

    Tenho percebido que as pessoas não tão mais aceitando que as coisas acontecem por que tinha que acontecer...estão buscando explicações e onde se encontra resposta é no espiritismo.

    Aconteceu recente com a pessoa que me ajuda(na minha casa) teve um filho assassinado quando estava praticando um assalto . Lógico como toda mãe ficaria a mesma ficou arrasada, como fica com Pedro na parte da manhã ele conversou muito com ela falando sobre a vida após a morte e questões que a tranquilizasse mais em fim...Outro dia a mesma me dizia que ficou pensando nas conversas que tem com Pedro e encontrou explicações para outros acontecimentos na vida dela que se perguntava por que? E que achara muito bonito quando Pedro lhe dissera eu sou espirita por ser uma criança não teve receio de ser criticado.

    Hoje acordo com a chamada do cel logo cedo era exatamente ela foi se desculpando por ter me ligado tão cedo já que era minha folga, mas tivera um sonho ou sera que um encontro com o filho?(palavras dela)e como era de se esperar me relatava um lugar sem luz muito agoniado e um colega que também já desencarnara nas mesmas condições se fazia presente etc....diante do que a mesma me relatara disse faça muita oração e
    dei a orientações que pude. ela disse Guia eu não sei fazer oração só sei essas decoradas que aprendi na igreja.Disse: fale com o coração, converse com Deus, fale com Nossa Senhora,fale para seu filho todas as palavras de amor que vc tentou e ele não te escutou repita-as tantas vezes sentir vontade..

    Relatei esse fato para justificar como é importante não termos vergonha de dizer SOU ESPIRITA . Vejam que uma criança de 11anos conseguiu ajudar uma mãe levando um pouco de conforto para um coração dilacerado.

    Querido tenha uma boa noite
    Que Jesus continue a te iluminar mais e mais com bençãos dos Céus .
    Que a paz reine na mente e no teu coração
    Que tuas palavras de amor e carinho que leva a cada irmão necessitado seja a te devolvida em forma de saúde e energia .
    Tuas mãos que ampara seja pelo Divino Mestre amparadas. Sejas coberto pelo Manto Sagrado de Maria Santíssima.

    Abraço Fraternooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Que bom amigo, fico muito feliz com essa estatistica, é prova de que as pessoas
    estão em busca de novos conhecimentos e a Doutrina Espirita ela nos mostra com
    precisão a necessidade de estarmos aqui,
    porque não viemos a passeio e sim a trabalho,
    para que possamos evoluir fisicamente e
    moralmente.Como o planêta está passando
    de provas e expiações para regeneração,
    espero que muito em breve possamos comungar
    do mesmo ideal, do mesmo objetivo, junto
    a tantas outras religiões, falando a mesma
    lingua, sobre o grande ensinamento do
    evangelho que o Mestre Jesus nos deixou.
    Amigo muita paz e luz, e que o final de
    semana seja recheado de pensamentos positivos!!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir