Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DOS NASCIDOS DE MULHER...OU OS FILHOS DE ADÃO

A assertiva que encima este texto se refere à João Batista que, segundo Jesus, seria o maior dos homens que, pelo menos à época, estaria reencarnado no planeta. A colocação, como percebemos, enfatiza a distinção que é feita da figura de Jesus quanto ao restante da humanidade. E o que Ele teria tentado dizer com essa frase ?

Somos muito pequenos para abarcar com maiior profundidade certas linguagens características de um certo "hermetismo", no entanto, penso que a colocação deixa entrever que Jesus já não pertenceria à natureza dos que teriam vínculos "obrigatórios" para com  a carne. Espirito puro, já não estaria submetido a obrigatoriedade do renascimento, alem de já deter o poder de tomar e retomar o próprio corpo numa ação poderosa sobre os fluidos, portanto, não suscetível como outros seres humanos, às injunções da matéria. Ainda que mergulhado nela, a dominava.

Os outros homens, ainda mesmo os que se encontram em níveis mais elevados espiritualmente, seriam, ainda, os que estavam atrelados ao progresso na carne. Filhos de Adão, ou seja, filhos da natureza humana, material. Precisa nescer em carne, sendo que "Adão" representa o "protótipo" dessa criatura originada na matéria bruta, ou necessitada da matéria mais densa para efetuar seu progresso. E o Batista seria a alma que já se avizinhava da emancipação total ou plena da massa física. Temos aí muito material para estudos, não é mesmo ?

2 comentários:

  1. Fred, o Haroldo (Dutra Dias) explica que são expressões idiomáticas. Quando Jesus se refere a "nascidos de mulher" ou "filhos de Adão" ele quer se referir ao ENCARNADO.

    A expressão "filho de Adão" vem de "BENADAM", literalmente = "filho da terra".

    Com relação a "nascido de mulher", ele (o Haroldo) ressalta que "quem no planeta não nasceu de mulher?"

    Logo, quando Jesus se refere a João Batista assim: "entre os nascidos de mulher, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele" (Mateus, 11:11), segundo as expressões idiomáticas que eram usadas na Palestina de 20 séculos atrás, Ele quer dizer que "João Batista é o maior entre os ENCARNADOS, mas o menor nos Planos Superiores".

    Faz sentido, não?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom; tanto o post do nobre Fred(esclareceu-me muitíssimo) quanto o comentário do caro Alexandre. Fica claro aqui que ainda temos muito a evoluir e que REALMENTE não nos fora dado compreender de tudo... Jesus - INCONTESTAVELMENTE - se exclui do que ele entabula como "NASCIDOS DE MULHER" ao dar à João, o Batista, o título de O MAIOR DE TODOS. Ainda que JESUS tenha vindo À CARNE de forma "natural", creio eu que é LÓGICO QUE SUA CONCEPÇÃO - FORMAÇÃO, NASCIMENTO e ESTADIA NO CORPO traziam, em ESSÊNCIA, PECULIARIDADES SOMENTE IMAGINÁVEIS NA "VESTE" DE UM ESPÍRITO PURÍSSIMO. Lembrando que o PERISPÍRITO de JESUS - praticamente inexistente ou MUITÍSSIMO DIÁFANO teve que chamar para si os FLUIDOS MAIS QUINTESSENCIADOS DO PLANETA TERRA; tornando o SEU CORPO CARNAL o ÚNICO na TERRA com todas essas características. Abraços Ternos - Fraternos & Eternos

    ResponderExcluir