Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O "RESSURGIR" DA JUVENTUDE ESPIRITA NO NORDESTE

Na década de oitenta do século passado, tínhamos, em quase todo nordeste, e, particularmente, em Pernambuco, um movimento de juventude espirita pujante. Era dinâmico e gerou líderes, palestrantes, médiuns dedicados e presidente de centros e federações espiritas. Eu vivi esse período mágico, empolgante. Já nos meados da década seguinte, percebemos um arrefecimento, uma decadencia, um certo desânimo do movimento jovem. Final da década de noventa, iniciei um levantamento não científico, perguntando, em vários estados onde ia proferir palestras, nos centros e federações, como ia a juventude daqueles locais. E a resposta era desanimadora. Começamos a discutir a questão de maneira muito informal com os dirigentes espiritas. Às vezes, escutava a colocação de que os jovens não queria nada como a vida. Resposta simplista, reducionista, que não contemplava o problema na totalidade. Percebi que nossas casas nunca assumiam sua parcela de contribuição no esvaziamento ocorrido. Faltava análise crítica. Faltava auto crítica.

Levantamos algumas questões que poderiam nos dar uma pista de como os centros colaboraram com o problema e de como poderíamos encontrar solução. Outros corações tambem estavam preocupados, muito mais capazes de que eu de formular um diagnóstico e mobilizar forças para sanar o "mal". Surgiram alguns congressos sobre a juventude e para a juventude. Discutiu-se mais a problemática. Os espiritos superiores, óbvio, estavam atentos a questão. E inspiraram devotados corações. Agora, desde cerca de cinco anos atrás, percebo uma aragem renovadora. Há, sem dúvida, os primeiros passos de um recrudescimento de jovens nas casas espiritas. Interessante como em alguns lugares, esse recrudescimento não só é visível como já está bem dinâmico. Campina Grande é um desses casos. Algumas casas espiritas de Recife despontam com números significativos de jovens em suas fileiras. E o Centro Espirita Missionários da Luz, em Jardim Atlântico, Olinda, é um desses exemplos. Ontem, realizei seminário naquela casa sobre Ser Jovem, Ser Espirita, numa promoção da juventude. Sei de outras casas que tambem mantem vigorosa atividade com os jovens. O centro espirita Lírio Ferreira, em zona periférica de Recife, me impressionou face a pujança de sua juventude.

Os evangélicos, graças à Deus, mantem poderoso movimento de jovens, retirando muitos deles das drogas e criminalidade e transformando-os em, servidores de Jesus; a igreja Católica, através do surgimento de Padre Marcelo Rossi e outros padres jovens, trouxe de volta ao movimento do catolicismo, o vigor dos jovens, a ponto de reunir em seu congresso para a juventude, cerca de dois milhões de participantes. E o movimento espirita não poderia ficar de fora desse que é um fator importantíssimo para a mudança das coisas: a presença de jovens, futuros substitutos de tarefeiros, peças de reposição para a continuidade de inúmeras tarefas. Creio que teremos maior avanço do movimento jovem no espriritismo. Nossa mensagem é jovial. É uma mensagem poderosa. As casas espiritas necessitam colaborar com esse avanço, dinamizando sua pedagogia, seu olhar sobre a juventude, atualizando os temas a serem apresentados para eles, alem, claro, da apresentação dos princípios básicos do espiritismo da mais bela forma possível.

Se alguns dos amigos tiver alguma informação dessa melhoria da presença jovem nas casas espiritas de seus Estados, por favor, poste algo à respeito.

2 comentários:

  1. Infelizmente de melhoria,não tenho notícia meu amigo.Muito pelo contrário o que muito me entristece.Em nossa casa por exemple,nem existe mais e se a diretoria está preocupada com isto,deve ser apenas em sonho!!!Já tivemos neste período que cita,hoje é zero....

    ResponderExcluir
  2. Conheço algumas juventudes aqui em Campina Grande, Itaporanga, joão Pessoa, que são bem ativas, a minha tá até se mobilizando para trabalhos de assistência. A coisa realmente está complicada, mas vamos mudar isso! E com o gás dessa nova juventude que está chegando, espero que mude logo. Abraço Fred, abraço pessoal.

    ResponderExcluir