Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 16 de junho de 2012

REFLEXÃO SOBRE JOÃO, O BATISTA

Que João Batista fora o profeta Elias, em outra encarnação, todos nós, espiritas sabemos disso sobejamente. Gostaria de levantar uma questão que me intriga um pouco. No novo testamento, precisamente em Matheus, cap. XVII, versículos 3 e 11, e em Marcos, cap.IX, V. 4 e 12, referentes, ambos, sobre " a vinda do Elias": "Então Jesus respondeu:De fato Elias virá e restaurará todas as coisas".

Ora, anteriormente, Jesus teria confirmado que Elias e João Batista eram o mesmo espirito. Nessa passagem, porem, João já estava desencarnado e ali se fez materializado ao lado de Moisés. Primeiro, Elias já havia retornado como João. Se Jesus se refere, novamente, a um outro retorno de Elias, para quando seria isso ? Alem do mais, Elias como João não havia restaurado nada e tanto é verdade que o Mestre anuncia que ele, o Elias, o Batista, voltaria para a restauração de todas as coisas.

Ao anunciar o Consolador, este teria a tarefa de relembrar os ensinos do Evangelho em toda a sua pureza e ensinaria as coisas que Jesus não pudera faze-lo à sua época. Que reflexões podemos tirar daí ? A que situação se referia o Mestre, às portas do futuro ? Se o mentor Alexandre, na magistral obra de André Luis, Misionários da Luz, confirma que o Espirito Vredade seria o próprio Jesus, não dá para achar que a Verdade fosse o Batista. Se não é, quem teria sido ele ? Não viria o Elias no momento da restauração de todas as coisas? E não seria esse momento o advento do espiritismo, proporcionando o surgimento da religião natural, restaurando, inclusive, o cristianismo primitivo, deturpado pelos homens imprevidentes e ambiciosos? Estaria, então, o Elias, só na dimensão espiritual, diretamente junto ao Cristo, nesse advento magistral, ou teria ele se revestido de carne, na linha de frente da implantação do espiritismo ? Levanto isso para fazer pensar...talvez não tenha mesmo tanta importância, não é mesmo?

2 comentários:

  1. Fred

    Realmente devemos levar em consideração essas citações e fazer tais questionamentos com bastante atenção.

    Já me vejo assistindo um seminário onde o amigo vai abordar esse tema kkkkk brincadeira. só para descontrair, estou de plantão e a noite torna-se mais longa já que fico sozinha no setor.

    Assisti na ultima terça uma palestra de Lêda no Scheilla onde a mesma referia-se a importância de se fazer orações e citava uma pessoa que dedicava seu tempo ocioso orando por até quem não conhecia + ou - isso foram ótimas suas colocações como sempre.
    Voltei pra casa e desde então tenho pensado nisso, pois minha mãe faz uma das atitudes mais belas que passei admirá-la ainda mais.

    Sempre fora muito caridosa isso é verdade, humilde, teve uma infância muito carente inclusive nem aprendera ler e escrever , mas teve sempre uma sabedoria incrível,inclusive teve a preocupação de colocar todos na escola em fim...
    Hoje aos 86anos lúcida e com saúde graças a Deus.Tem as limitações própria da idade mesmo assim faz seus serviços manuais (Fuxico).
    Pois amigos todos os dias pela manhã sentadinha na cama ela passa um bom tempo fazendo suas orações e a tarde assiste a missa na TV e em seguida se recolhe pra oferecer as orações palavras dela por ser muito católica é essa a linguagem .
    Minha irmã perguntou outro dia mãe pra quem tanto a senhora reza? Ah! minha filha pra tanta gente:vivos e mortos,conhecido e desconhecidos,doentes
    Para o presidente,o prefeito,governo,policiais etc...e justificou: Peço que Deus os protejam, já tem tanta gente desejando o mal e que eles melhorem para o nosso próprio bem mesmo errando eles são nossos irmãos e não vou atirar pedra.
    Que grandeza de espírito...que capacidade de Amar...

    Sei que isso não tem nada a ver com o que meu querido Fred postou, mas como esse espaço é meu cantinho dos desabafos quis registrar esse fato que me chamou atenção e depois de assistir a palestra mais ainda.

    Amigo que as bençãos dos Céus recaia sobre te com pétalas de Amor e Luz.
    Pazzzzzzzzzzz
    Deus te abençoe e zele por te sempre.

    ResponderExcluir
  2. Fred, como o Evangelho nos diz que Elias era
    o João encarnado tudo bem, agora uma coisa que
    eu fico sempre a me questionar porque foi que
    João Batista teve uma morte tão trágica, um
    homem que batizou, pregou e etc. Então eu pergunto:
    Será que isso que aconteceu não foi atribuido a divida passada de Elias?Sei que ele era um grande profeta
    + não estamos livres de ter falhas não é mesmo?
    Se vc poder me explicar ficarei muita agradecida.
    Abraços!!! Muita paz!!!! Saúde!!!!

    ResponderExcluir