Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

QUANTOS REINOS PELA FRENTE ?

Na longa trajetória da evolução, quantos reinos, ou estágios, ou condição, não importa o nome que coloquemos, teremos ainda que atravessar almejando a plenitude ? Muitas vezes escrevi ( e falei ) que o Evangelho aponta o rumo para a angelitude, nosso próximo estágio, após as experiencias humanas. Ainda estamos longe de esgotar as conquistas inerentes a condição humana. Enfatizo que Jesus, sábio por excelência, jamais nos conclamaria a viver virtudes transcendentes ao estágio em que nos situamos toscamente. Daí minha convicção que a pujança, a magia da Boa Nova, é um hino ao que podemos alcançar na condição em que nos situamos. O auge do ser humano é a prática das virtudes preconizadas no Evangelho. O que vem depois ?

O que pode conceber nossa mente, ainda tão restrita, limitada, tão aferrada à dimensão mais densa do universo, sobre os estágios posteriores da nossa jornada ? Vamos por etapas. Cada etapa é a que podemos alcançar e entender, e ainda assim, lentamente. À medida que avançamos, que nos acendemos, dilatamos o poder de compreensão, alcançamos níveis de percepção mais requintado. Ficará mais fácil ter noção do infinito de possibilidades que nos desdobra o portento da vida. Deus não foi econômico para com os caminhos da felicidade e perfeição do espirito.

Se conseguimos fazer um exercício para imaginar os diversos e infinitos estágios que alcançaremos, como se acomodar e se apequenar no acanhado nível em que nos encontramos presentemente ? Como permanecer vinculado ao que embaça, enubla e limita a grandeza da vida e sua luz irradiante ? Ensaiar conceber a magnitude do futuro pode nos ajudar a superar os entraves do momento, os obstáculos do agora que são, em verdade, treinamento para encarar o luminoso horizonte sem ficar "cego " ante o assombroso brilho do futuro.

Podemos entabular, sim,reflexões a respeito dos nossos próximos estágios. Claro que serão reflexões parcas, pobres, toscas e pálidas sobre algo que está, por hora, bem longe do que possa entender nossa vã filosofia.

Um comentário:

  1. Frederico, vc traz leveza e reflexão para meu dia, muito obrigada! que seu caminho seja sempre iluminado.

    ResponderExcluir