Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ROSTO EM MARTE

Há alguns anos, quando uma das sondas terrestre circundava a tenue atmosfera de Marte, nosso vizinho do espaço, batendo fotos de sua superficie, uma imagem inusitada impactou os responsáveis por analisar as milhares de fotos transmitidas para a sede da Nasa: uma suposta imagem que se assemelhava a um rosto humanóide. A face marciana parecia olhar serenamente o espaço. Um dos especialistas estudou detidamente a foto e não teve dúvidas que se tratava de um rosto, alem do que, em derredor da face, haviam "construções" simétricas, caracterizando aos especialistas que se tratava, provavelmente, de edificações artificiais produzidas por uma inteligência.

Após as primeiras impressões que causaram frissson na imprensa, a Nasa, surpreendentemente, veio à baila desmentindo que seria uma face e sim, uma ilusão de ótica. A agencia espacial americana divulgou que havia tirado novas fotos do mesmo lugar, horas depois, e já não se via mais o rosto. A ilusão seria fruto da erosão provocado por agentes naturais. O problema é que a imprensa cobrou, durante meses, as novas fotos que indicariam ser o rosto marciano uma ilusão. A Nasa sempre dava uma desculpa, dizendo que naquele momento não estavam disponíveis. As fotos nunca apareciam.

Outros analistas que trabalhavam para a Nasa continuaram a ver evidencias de um rosto desenhado ou esculpido por uma inteligencia. Eles sabem hoje, confirmado, finalmente, em publico, que as tais fotos supostamente comprovando a ilusão de ótica, nunca existiram. Então, por que a mentira ?

Conta-se, nos meios científicos, que desde a década de cinquenta, quando o programa espacial norte americano surgiu, assim como sua agencia, que especialistas em comportamento humano haviam recomendado extrema prudencia ante a possibilidade de se confirmar vida inteligente fora da Terra pela comoção que poderia causar à população. Segundo estes especialistas, suicídios poderiam vir a ser cometidos em grande quantidade e, até mesmo, descontrole social. Não sei em que se basearam estes especialistas. Tenho a impressão que há um certo exagero nisso. Pode ser que àquela época fosse possível tal comoção mas creio que hoje já se está mais familiarizado com a questão. A quantidade de avistamentos de OVNIs e depoimentos de pessoas sérias e responsáveis que descrevem o contato visual com supostas naves alinígenas devem ter preparado a alma coletiva para essa realidade. Até entendemos que, de alguma maneira, para os religiosos mais ortodoxos, a revelação de outros seres alem do nosso planeta seria um desafio para suas teologias centradas na referencia humana, a Terra como o centro do Universo e seus conceitos morais em cima de aspectos do nosso planeta. Se há vida fora daqui, podem pensar estes, então, estariam eles tambem salvos ?e não seguem nossa religião, o que seguem ?

Um comentário:

  1. Leiamos o livro URÂNIA de Camille Flamarion , editado pela FEB .Astrônomo frances contemporâneo de Kardec . Que fala entre outras coisas a vida no planeta Marte. Boa leitura e excelentes reflexões.

    Abraços Jorge Barros

    ResponderExcluir