Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UMA MENSAGEM SOBRE O ATEÍSMO

Amigos, recebi a permissão de divulgar a mensagem do meu amigo a que me referi abaixo e que o Thiago Leite, nosso companheiro aqui do blog, ficou interessado. Aí vai. Espero que achem tão interessante quanto eu achei.

                                                             SOBRE O ATEÍSMO



Indaga-se voce sobre o ateísmo. Sim, muitos na carne se entregam à descrença em um Criador por razões, diria até compreensíveis, quando lhes falta o senso íntimo proporcionado pela maturidade espiritual ou pelo volume de situações que parece negar a presença de um Deus na experiencia humana ( pelo menos, o Deus da concepção usual dos homens).

Tenho um grande amigo aqui, na dimensão onde me situo presentemente. Foi ateu um bom tempo na Terra. Não conseguia entender algo que não tivesse tido um início. Como conceber alguma coisa que sempre existiu ? E o "caos" que caracterizava, aos seus olhos, o universo ? Como pode ter surgido o que nunca nasceu? Essas indagações afloravam em sua mente durante a juventude e levou-o à descrença. Só aos quarenta anos de idade teve início o seu retorno para a aceitação de Deus. Era o filho pródigo. Foram os fatos trtanscendentes que lhe venceram a resistencia intelectual. Primeiro teve visões de espectros que, de início, o induziram a cre que era vítima de alucinações, mas a multiplicação destas visões abriu clareiras imensas em sua descrença. Dedicou-se, depois,  a estudar os fenômenos psíquicos e obteve, ele mesmo, comprovações inequívocas sobre a imortalidade do ser. Após seu desenlace, permanece sem entender Deus, embora ciente de sua existencia. Comprende que o fato de não entender algo não fará que este mesmo algo deixe de existir.

Ah! muitos podem achar estranho que o amigo permaneça sem compreender Deus ainda que residindo no mundo dos espiritos. Ora, a morte não nos trás as respostas para todos os enigmas do infinito. Pelo menos, não em nosso estágio de evolução. Não é um passe de mágica. Será uma desilusão para qualquer um acreditar encontrar-se, depois da sepultura, com todas as respostas prontas. Continuamos a estudar, perquirir, investigar. Para que voce tenha uma pálida idéia à esse respeito, os cientistas continuam, por aqui, a buscar compreender os fenômenos da vida, conquanto em condições melhores que na Terra. Eles analisam, levantam teses, constroem maquinários, inclusive instrumentos com objetivo de falar aos humanos sem a utilização de médiuns. Enfim, continuam desafiados a levantar os véus do conhecimento, agora, no entanto, com a presença de Deus.

Este meu amigo antes ateu me falou que há uma alegria extasiante quando o descrente "redescobre" Deus, momento maior que o entusiasmo daquele que tem a fé. Pelo menos foi assim no seu caso e de alguns que, como ele, viviam alheio à presença de um Criador.

Feliz o que encontra alguma nesga dessa verdade. A insistencia de alguns setores religiosos em apresentar um Deus em vestimenta infantil produz, ainda, novos ateus.  Escrevo isso sem querer menosprezar qualquer crença mas, apenas, analisando os fatos. Para mim mesmo, seria difícil crer no Criador como se nos apresenta o conceito usual em várias escolas religiosos.

E, pelo sim, pelo não, ateu que é ateu mesmo procura fazer o bem para a sociedade. Penso que, talvez, lá no fundo, ele pensa: "vai que há, realmente, um Ser Supremo..."


                                                   FERNANDO DE LACERDA

7 comentários:

  1. Fico grato a Fred e ao amigo que autorizou a mensagem. A resposta dada foi a que espero do ateu atual. O ateísmo tem várias causas e muitas das suas críticas aos religiosos são bem aplicadas e verdadeiras. Algumas delas são o proselitismo, o dinheiro,o exclusivismo e as disputas em torno da verdade. Em todas elas o espiritismo é uma porta aberta a Deus, já que Kardec foi muito feliz ao organizar a doutrina espírita. Mas por que falo isso? Primeiro, no espiritismo não há conversão, logo ela não é necessária para uma salvação espiritual. Segundo, na casa espírita não há cultura de lucro, nem de negociação, nem de salário 'nem pagamento de taxa' por uso da mediunidade. Terceiro, não é fora do espiritismo que não há salvação e sim fora da caridade que não há salvação, ou seja, a preocupação maior de Deus é com a obra e não com a ordem religiosa ou filosófica de A ou B. Quarto, na obra 'O que é o espiritismo?' Allan Kardec deu uma aula de espiritismo ao não entrar em torneios a respeito da verdade procurando cuidar da sua obra e deixando os acusadores no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    Da ultima vez que viestes aqui em Maceió, mencionaste a respeito de um seminário a ser realizado em Arapiraca interior de Alagoas, sei que é cedo para pedir a informação, contudo gostaria de saber antecipadamente por conta de um novo amigo que gostaria de convidar, como ele disse que era um viajante, tenho que informa-lo antecipadamente para ver a possibilidade.
    Obrigada!
    Será mais uma oportunidade maravilhosa de conhecimento e enriquecimento moral.
    Aguardo ansiosa.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Augusto de Lacerda e Mello?..Hum, um grande espirito sim..sua bigrafia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Augusto_de_Lacerda_e_Mello ou aqui: http://www.geb-portugal.org/Admin/Ficheiros/FERNANDO153.pdf...

    Será o mesmo Espírito Sr. Frederico Menezes?

    Paz e Luz para vós.

    ResponderExcluir
  4. Gostava de ve-lo pelo Facebook publicando este e muito mais artigos. Pense carinhosamente em nos trazer tantos ensinamentos lindos por lá...que tal?

    ResponderExcluir
  5. O acreditar ou não em Deus é uma opção, que não impede que alcancemos a virtude. Existem ateus mais engajados em promover ações em prol da sociedade do que muitos religiosos que vivem de contemplação. A meu ver, Deus é ação! Basta observarmos o quão dinâmica é a existência para percebermos isso. Todo processo criativo é dinâmico. E somos a prova viva de um processo criativo. Uso o termo “processo” no sentido de inacabado, subtendendo ser passível de transformações... A Terra modifica-se (independentemente da interferência do ser humano), estrelas “morrem” e “nascem” na Galáxia, novas espécies de animais surgem e outras são extintas, vírus sofrem mutações e tornam-se mais letais, enfim... percebam a dialética da existência! Temos autonomia para fazermos nossas escolhas. Podemos citar que a mulher que opta por não querer ser mãe (em sentido biológico) nessa vida, não se torna menos mulher por isso, nem está dissonante com a sua condição feminina; tendo, por exemplo, a filósofa francesa Simone de Beauvoir e seu companheiro Jean-Paul Sartre, que fizeram um pacto de só terem “filhos intelectuais”! O que era considerado uma abominação na época, por volta da década de 1920, uma mulher abdicar da maternidade. Apesar de pretender ser mãe, mais a frente, em minha vida, por considerar que a maternidade transcende a alma: é a formação da vida dentro do útero, passo a passo... é plena! Quero vivenciar toda essa experiência. Medito que a iniciativa de se ter “filhos intelectuais” é profundamente bela... Valendo ressaltar que Simone de Beauvoir foi pioneira da emancipação feminina, sendo terminantemente contra a opressão/discriminação social a qual a mulher era submetida. Acrescento que a mencionei por ela ser ateu, juntamente com o renomado filósofo Sartre. Admiro e, consequentemente, respeito a diversidade comportamental, bem como as infinidades de opções, as quais, certamente, arcamos com os rumos que tomamos. Isso é aprendizado. A vida perderia todo o sentido se fosse reduzida a um paradigma. Permita-me compartilhar um título: “O Pequeno Tratado das Grades Virtudes”, obra do filósofo francês, de nosso tempo, André Comte-Sponville, que é ateu. Para quem ainda não leu o livro, e se interessar... a leitura é fantástica! Obra em sentido humanizante, onde o autor dedica muita atenção às concepções de Spinoza, e trata das virtudes, tão esquecidas nos dia atuais, tais como: tolerância, compaixão, misericórdia, boa-fé, doçura, amor (virtude das virtudes)... Sejamos, pois, virtuosos em nossas práticas cotidianas. Isso nos fará livres! Muita luz!

    ResponderExcluir
  6. Retificando... opressão/discriminação a qual a mulher era/é submetida socialmente... pois, infelizmente ainda existe nos dias atuais! Muita luz!

    ResponderExcluir
  7. Como sempre você nos leva a alta reflexão. a mensagem é fantástica e o que mais me chamou a atenção foi quando disse: "alegria extasiante quando o descrente "redescobre" Deus, momento maior que o entusiasmo daquele que tem a fé". Esta mensagem me leva a cada vez mais analisar a minha consciência. Que o nosso amigo volte sempre.
    Muita Paz.

    ResponderExcluir