Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 12 de março de 2013

ANJOS DA GUARDA

Nossa amiga do blog, Danyelle Daise, de Campina Grande, solicitou uma abordagem sobre os "Anjos da Guarda", entidades que desde tempos imemoriais povoam as informações de algumas religiões. A expressão que encima a postagem se relaciona mais intensamente com a igreja católica mas o espiritismo tambem explica o que seriam esses seres, reconhecidos como protetores dos indivíduos em suas jornadas pela Terra. 

A grande lei do amor que governa a vida e o cosmos estabelece a solidariedade como norma e alma da criação. Os espiritos que já atingiram etapas mais avançadas tem, como norma, amparar, instruir e auxiliar os mais frágeis, os que se encontram em etapas mais novas ou retardadas no caminho. Os que atingiram alturas morais de grande magnitude, estágios de pureza e poder, são aqueles que chamamos anjos da guarda. Não são seres criados à parte. São espíritos que cumpriram o mesmo processo de evolução que estamos fazendo. Isso implica dizer que seremos, um dia, seres angelicais, responsáveis pela orientação e encaminhamento de irmãos nossos que se encontrarem à retaguarda.

O livro dos espíritos trata da questão. E como é bom sabermos que temos estes companheiros de grande conhecimento, sabedoria e amor, nos acompanhando e inspirando para que venhamos a avançar com mais acerto. Podemos evocá-los pela prece, pelo pensamento vigoroso e confiante e eles estarão nos socorrendo. Jamais pensar que eles nos substituirão nas tarefas que nos cabem. Não são serviçais à disposição de nossos caprichos. São enviados de Deus que, com extrema maturidade, nos ensinam e respeitam o livre arbítrio de cada um de nós. O mérito e o demérito deve nos pertencer.

Os anjos da guarda são, sempre, de alta evolução. Pertencem as fileiras superiores, por isso, não devemos confundí-los com os amigos espirituais que nos conhecem à tempo ou com familiares protetores desencarnados. Embora quem nos ampara como estes não deixem de ser "espécies "de anjos em nossas vidas, os que seguem responsáveis diretos pela evolução que nos cabe encontram-se em um patamar superior de iluminação. E todos temos esses grandes representantes do alto a nos envolver com a proteção necessária. Mais uma vez, não confundir proteção com não deixar que tenhamos experiencias amargas, por exemplo, sobretudo quando estas advenham das escolhas que realizamos em nossa liberdade de caminhar. Ninguem está sozinho na jornada. Jamais estamos destituídos dessas mãos amigas e dessa luz de amor, mensagem viva da divina misericórdia à todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário