Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

E DURANTE O SONO ?

O que ocorre conosco ao dormir ? quem está nos arraias da doutrina espírita já se familiarizou com a resposta. Sabemos que o sono, que refaz o organismo físico, é tambem mecanismo que devolve a alma ao seu habitat original - o mundo espiritual. Pelas portas do sono físico, o espírito emancipa-se parcialmente da matéria e haure energias renovadas ou compromete-se com sombras e dores que avançarão no tempo. Ao dormir, entramos em relação com os ambientes e companhias espirituais que correspondem aos nossos anseios e aspirações, tendencias e gostos. Uma atração vigorosa nos atrai para as forças correspondentes ao que somos em nosso interior.

O espiritismo é o corpo de conhecimentos que nos beneficia com tão largo ensinamento à respeito desse momento de emancipação da alma. E o quanto de responsabilidade brota daí pois muitos dramas e lágrimas que infelicita a sociedade humana tem aí seu nascedouro, bem como sublimes ações que embelezam e enobrecem a civilização forjam-se ante os contatos que se estabelecem entre espíritos e homens enquanto descansa o corpo no leito. A educação do indivíduo é algo permanente e com desdobramentos muito mais vastos do que se imaginava até então. Nossas escolhas não se refletem apenas na Terra enquanto estamos despertos mas  vara dimensões, repercutindo em todas as direções. 

Explica-se, a partir daí, muitas das irritações com que despertam inúmeras pessoas. Elas mesmas não conseguem justificar aquele estado de comportamento logo ao despertar. Há, ainda, os que acordam deprimidos, ansiosos, tensos ou com idéias fixas de algo negativo. Isso não quer dizer que toda situação desse porte é explicado pelas más influências recebidas nessa condição, mas muitas vezes, essa é a origem. Desenha-se, então, o imperativo de criarmos o hábito da oração antes do sono físico. Não basta, porem, isso. Importante observarmos o gênero de vida que levamos, maneira de proceder e expectativas pessoais. Onde colocamos o coração ( desejos ) estará o tesouro que encontraremos. Para o vicioso, o tesouro é o vício alimentado e encontrado quando desprende-se do corpo na noite. O revoltado e malicioso encontra seus pares na madrugada e sente-se encorajado em seus planos de vingança ou em suas predisposições às agressões costumeiras no dia a dia.

Tambem, claro, quem anseia semear o bem, encontrará, durante o sono, estímulos santificantes à prática luminosa.  Quem se acostuma-se a espalhar perfume da caridade durante seu dia, fatalmente, se verá envolto no perfume das belas almas. Nada mais feliz aos bons espíritos do que encontrarem eles espaço em nossa aspirações para a prática da generosidade. 

Salutar para nosso auto aprendizado indagarmos para onde estamos indo enquanto o corpo dorme. E estudarmos as próprias reações no despertar, alem, claro, de permanecer,atento, a natureza do que sentimos, pensamos, falamos e fazemos durante o dia. Recomendamos a leitura das obras de André Luis para formarmos, mais claramente, o entendimento sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário