Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 19 de março de 2013

MENSAGEM LEVE, PROFUNDA E INTENSA

Sempre que tenho oportunidade, em conversas íntimas com amigos, ou em palestras públicas, procuro enfatizar que a mensagem de Jesus, ao meu entender, é constituída de imensa leveza, grandiosa profundidade e extraordinária intensidade. Em nossa pequenez, confundimos leveza com superficialidade; profundidade com complicação e intensidade com algo dramático. Claro que sei que existem muitas pessoas que não pensam assim. Me refiro, no entanto, ao grosso da humanidade. A Boa nova não deve chegar ao nosso coração como algo sufocante e, até, ameaçador. O processo atávico, em que o sentimento de culpa sempre foi enfatizado nas religiões, assim como as distorções provenientes da teologia dos homens, cobrindo o Evangelho de diversas impurezas, provocou um enorme distanciamento da sociedade da essência da Boa Nova. Encontramos pessoas assustadas, temerosas, e até infelizes em sua relação com o ideal que abraçaram. É certo que a consciência que se ilumina faz claridade sobre realidades nem sempre agradáveis de nosso ser, no entanto, a mensagem consoladora e extremamente amorosa  do Cristo é um grande agasalhamento, um amparo afetuoso dos céus em nossa alma ainda envolta em inúmeros desacertos.
"Eu não vim para os sãos e sim, para os que estão enfermos", ou seja, vim para os que tombaram e encontram-se necessitados de entender a si mesmos a em compreender a vida.

A mensagem inesquecível do monte ainda precisa ser melhor assimilada por todos nós. E as colocações misericordiosas do Senhor sobre os cuidados que o Pai tem para conosco aguardam o devido entendimento para produzir as transformações que podemos e devemos introduzir em  nossa vida, assim como para gerar a felicidade própria de quem sabe que o Amor Sublime não permitirá que nenhuma de suas ovelhas se perca. A profundidade da mensagem garante a sabedoria espiritual; a intensidade promove uma dinâmica especial para a vida e a leveza brota no coração, introduzindo bem estar e confiança aos nossos passos, ainda que atravessando momentos de dificuldades e desafios. Lágrima e preocupação constituem experiencias naturais em nossa jornada, sem perder a esperança jamais. Não há noite permanente. Não há problema que não seja superado, um dia. Não há desafio que não se diluirá no carreiro da caminhada.

Leveza, profundidade e intensidade - Caminho, Verdade e Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário