Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 16 de março de 2013

GESTOS EXPRESSIVOS

O novo Papa vem surpreendendo positivamente de acordo com alguns gestos que tem produzido. Sabemos que, pela importância da igreja católica, o que o sumo pontífice faz tem repercussão mundial. A mídia propaga e analisa seus gestos. Pois bem. Atitudes bem simples tem produzido efeitos animadores sobretudo em boa parte dos seguidores do catolicismo. Desde quando foi escolhido Papa, o sacerdote vem surprendendo. Ao contrário de abençoar a multidão em sua primeira aparição pública na praça da Sé, pediu a benção do povo para que conseguisse ser digno representante como pastor do grande rebanho. Viajou com outros cardeais no ônibus que os transportava, não utilizando o carro papal ao qual teria direito. Foi no Hotel onde estava hospedado para a escolha do novo sumo pontífice da igreja e pagou, do próprio bolso, suas despesas. Gestos expressivos, ao meu entender, pois exemplo valem mais que palavras. E embora tenha surgido comentários de que seu nome Francisco teria sido em homenagem ao "santo" Francisco Xavier e não a Francisco de Assis, mesmo assim, a simplicidade norteia suas primeiras atitudes.

O importante é que ele possa realizar, à contento, aquilo que os céus esperam dele. E creio que poderá dar uma grande contribuição para as transformações que a igreja necessita a fim de prosseguir sendo o amparo de bilhões de seguidores. Uma igreja católica dinâmica, capaz de conviver bem com outras denominações religiosas, que se reinvente e reveja alguns aspectos de seus postulados, só irá beneficiar o progresso da nossa sociedade. O papa Francisco I deve receber toda a melhor vibração de todos nós, que almejamos o progresso da civilização e a implantação da paz na Terra.

Um comentário:

  1. É comovente perceber o trabalho que a espiritualidade vem desenvolvendo em todos os seguimentos da sociedade. Na ciência, vemos experimentos na área da inteligência espiritual (QS) com a descoberta do “ponto de Deus” no nosso cérebro, assim como na política, na sociedade como um todo onde são quebrados preconceitos de toda ordem, sem falar na humanização das pessoas que através das catástrofes naturais estamos aprendendo a darmos as mãos uns aos outros. A igreja católica evidentemente não ficou para trás. A humildade do novo pontífice renova as esperanças de mudanças desta instituição religiosa que tem uma grande responsabilidade na formação de opiniões em virtude da imensa massa de adeptos. Nós, espíritas, que sabemos que o acaso não existe, não podemos nos esquecer do arcebispo de São Paulo, quando se encontrava ao lado do recém-eleito papa e por intuição, o lembrou para não esquecer os pobres. E neste momento o Pobrezinho de Assis veio à mente do pontífice o qual adotou o pseudônimo Francisco.
    Segundo Leon Denis, o Espiritismo não é a religião do futuro, mas o futuro das religiões. Toda moral ensinada por Jesus se resume em duas simples palavras: caridade e humildade. Todos os Espíritos são da mesma essência, e todos os corpos foram feitos da mesma massa. Por isso, nós espíritas, temos o dever de emanar as nossas mais profundas vibrações de amor contribuindo assim para que o Pobrezinho de Assis possa penetrar nos pensamentos do atual papa para que a igreja católica se renove verdadeiramente.

    ResponderExcluir