Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

CAPACIDADE DE SONHAR

Os pragmáticos dizem que não se deve viver de sonhos. Os racionais afirmam que sonhar é caminhar para a  alienação. O sonho é, no entanto, o molde do que chamamos realidade. Óbvio que não me refiro à sair da realidade, alienar-se do mundo que chamamos real. O sonho a que me reporto como capacidade da alma é aquele que vai esrtruturando os grandes voos, os saltos das realizações. Toda grande descoberta da humanidade ou as maiores realizações do genio humano nasceram de um anseio no território da mente, na subjetividade das emoções, onde, a princípio, ninguem tem acesso, a não ser, nós mesmos.

A capacidade de sonhar não pertence apenas aos poetas e visionários. Empreendedores e cientistas, administradores e filósofos, homens simples do campo e operários, todos trazem, como intrínseco à alma o dom de sonhar, conceber, aspirar, criar... São esses sonhos que nos permitem sair da mediocridade e superar as inibições, obstáculos e paralisia. Os sonhos nos dão a energia para que a estrela das realizações se acenda em nós, como combustível sublime que faz a criatura humana senhora de seu destino de glórias ou desatinos, conforme a direção que damos aos próprios sonhos.

Essa capacidade tambem se responsabiliza pelo aceno da esperança às nossas vidas, não permitindo que nos entreguemos ao abatimento, ao desânimo. Os nobres espíritos nos dizem que que ele, o sonho da alma, produz a quinta essência do futuro, dilatando as perspectivas para a nossa vida. Isso nos dá a consciencia que somos talhados para as mais altas conquistas do espírito, natureza real de todos nós.

São nos momentos sombrios que esse poder de superação de faz visível, quase palpável. Nessa concepção, os sonhos a que me refiro, são feitos de tecido diáfano e resistente, quase translúcido e potente. Parece frágil esse tecido, sendo apenas delicado. Parece apenas sutil e é extremamente denso. Se nosso sonho do bem se faz presente, ele está delineando o amanhã, está consolidando o grande sonho, se fazendo realidade. Pode ter outra denominação. Por exemplo, pode-se chamar META. Não precisamos tentar definir. Eles, os sonhos, são a matéria prima e a força realizadora de nossas vidas, ainda que disso não tenhamos consciencia.


Um comentário:

  1. Fred,gosto muito das suas abordagens...Me impressiono cada vez mais com o Espiritismo,sempre tem uma forma tão verdadeira e esperançosa para nós meros espectadores e assim como eu sonhadores,com um mundo e porque não uma vida melhor e mais confortável para todos nós...São metas sim de algumas pessoas q como eu são a maior parte do tempo otimista,mais com alguns obstáculos se entristessem.E ai agente se pergunta,porque é que eu nunca consigo tal coisa,porque não tenho sorte nunca...Gostaria Fred que você abordasse este tema,Porque pra algumas pessoas a vida é sempre tão dificil,E PRA PESSOAS QUE NEM SE ESFORÇAM A SORTE TA SEMPRE ALI DO LADO...ABRAÇOS AMIGO,QUE DEUS TE ABENÇOE.DANYELLE DAYSE. CAMPINA GRANDE PB

    ResponderExcluir