Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A FORÇA INTERIOR DE BEZERRA DE MENEZES

Todos os que estudam o espiritismo já ouviram falar no "médico dos pobres" Bezerra de Menezes. Sua vida na Terra foi marcada por inúmeros exemplos da bondade e humildade que lhe caracterizava o caráter. Ressalvo neste post, no entanto, um marco de seu exemplo de fé inabalável, condizente de suas convicções espírita. A esposa desencarnou aos dezenove anos, deixando-o com dois filhos. Casou-se pela segunda vez e recebeu em seus braços mais dez filhos, portanto, ele foi pai de doze filhos. O que ressalvo, porem, foi o exemplo que ele demosntrou naquilo em que acreditava.

Narram os seus contemporâneos, companheiros da Federação Espírta Brasileira, que Bezerra assistiu o desencarne de cinco de seus filhos, inclusivei, a caçula de tres anos e outros filhos menores. Quando todos assistiam a saída dos corpos em lágrimas de angústia, Bezerra permanecia impávido sempre, com extraordinária serenidade, embora a tristeza da separação que sentia. A fé em Deus e na imortalidade da alma eram seu arrimo e glória. Exemplo vale mais que palavras. Penetra fundo nos corações. O médico dos pobres não perdia a oportunidade de legar o exemplo de suas convicções.

A  força da maturidade espiritual de Bezerra serve como elemento de averiguação do estágio em que se encontra nossa convicção, nossa fé. Óbvio que não estamos propondo que nos ombreemos com ele no que diz respeito à grandeza espirtual. Eu, pelo menos, sei da distância estelar que me separa do grande apóstolo do amor. O que proponho é meditarmos na dor que ele viveu, vendo cinco filhos, em períodos diferentes ( não desencarnaram os cinco de uma vez não), retornarem ao mundo espiritual, almas chegadas ao seu coração, inclusive, a garotinha que enchia seus dias de imensa ternura, e manter-se resignado e confiante. meditemos.

2 comentários:

  1. Tudo que nos remete à história desse apóstolo, encanta-nos profundamente, mas quando averiguo a distância espiritual que me encontro dele, sinto muita vergonha. Todavia, agradeço muito a Deus por ter nascido e vivido no mesmo país que teve a felicidade de tê-lo como filho nesta última encarnação, para que seu exemplo sirva-nos de estímulo antenas quedas que ainda sofremos.

    ResponderExcluir
  2. Alguns grandes exemplo, somente grandes espíritos podem dar...
    Todos queremos "ombrear" estes grandes espíritos, mas nem todos temos condições de dar estes testemunhos... Força, Coragem e Fé inabalável e um construção para toda a eternidade...

    ResponderExcluir