Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

AINDA SOBRE A INSANIDADE

O participante Abílio carinhosamente postou comentário expressando seu ponto de vista sobre alguns temas de cunho mais político, ressalvando, segundo ele, que o blog é para divulgação do Evangelho e que este é a propagação da verdade enquanto a política seria a arte de ocultá-la. Abílio, caro irmão, embora achando muito inteligente sua colocação, permita-me discordar de algumas colocações que voce fez. Primeiro, nosso blog existe para, alem de difusão do Evangelho conforme o pensamento espírita, tratar de questões de interesse do ser humano, tratando-as de forma a ampliar os horizontes da humanidade, enfatizando questões de fundo ético moral. Me permita, ainda, discordar de sua concepção de que política seria a arte de esconder a verdade. Sim, na prática, voce tem razão. Os que estão à frente da política tem procedido, lamentavelmente, conforme voce colocou porem enxergamos o setor como sendo o caminho para o bem comunitário, sendo a política móvel para o avanço da sociedade, onde fatores, como leis e ações do poder público, interferirão na vida da sociedade como um todo. Procuramos, quando enfocamos esta vertente - a política -, abordá-la na forma mais elevada possível, de acordo com os postulados mais nobres.

Alem do que coloquei acima, sou daqueles que acreditam que não podemos ficar alheio aos problemas dessa natureza. É nisso  que aposta os que agem dentro da política para permanecer afrontando o equilíbrio social. A omissão dos que podem alertar, esclarecer, deixa o caminho livre para os que se locupletam dos males, ou que agem sobre terríveis inspirações, prejudicando a sociedade como um todo. Agora, o tratamento, amigo Abílio, jamais será de cunho partidário. A política é própria da condição humana. Não se pode alheiar-se dela pois ela agirá sobre nossa vida comunitária. Infelizmente, quem está no comando pertence a algum partido. Vai doer, sim, em quem estiver à frente da insanidade a que me referi. Não importa o partido que estiver à frente. A atitude administtrativa insana é que necessita ser revista. Penso que deva existir nobres representantes dessa importante atividade nos diversos núcleos partidários. Agora, depoimentos de uma autoridade pública falando que usar drogas é uma atitude de lazer e de socialização é, no mínimo, um alento às sombras que se aproveitam das fragilidades humanas para destruir pessoas e famílias, ampliando a ação obsessiva sobre os homens.

O Evangelho atende as necessiadades da alma imortal em todos os setores de sua manifestação. Sonhamos, sim, com médicos espiritualizados, advogados cada vez mais enobrecidos, políticos sempre cônscios de sua missão junto aos grupos sociais, professores sempre mais equipados da capacidade de instruir, religiosos valorizando o compromisso junto aos corações...a tarefa evangelizadora passa por contribuirmos ao despertar das mentes e em deixar elementos de reflexão aos que seguem à frente de seus campos de trabalho. Assim, iremos fazer conquistas mais amplas dentro de cada experiencia humana. Por isso mesmo, caro Abílio, todas as vezes em que decisões políticas, de governantes sejam deste ou daquele partido, desta ou daquela vertente ideológica, aprovar leis  que firam princípios da vida, como aborto, legalização da drogadição, ou cerceamento da liberdade social, irei abordar neste nosso espaço a questão. Não poderei me omitir. Se nós , que temos algum compromisso com o progresso da humanidade, a partir do nosso próprio progresso, silenciarmos ante a insanidade moral e social, seremos cúmplices do avanço do equívoco.

Sei que qualquer tema dessa natureza é espinhoso, até porque sei que frequentando este espaço existem simpatizantes desta ou daquela vertente política. Tenho amigos espíritas que, por exemplo, fazem parte de algum partido que está no comando das decisões públicas em nosso país na atualidade. Mas, seja como seguidor do espiritismo, seja como cidadão pura e simplesmente, tenho o dever e o direito natural de me posicionar quanto aquilo que considero importante no que tange à mudança de rumos. Já postei aqui, quando alguns agentes políticos diziam que aborto não deveria ser tema de campanhas eleitorais, que discordava desse ponto de vista. Claro que deve ser tema, sim. Afinal, a aprovação para a prática aleatória do aborto vai implicar em alteração expressiva da vida social, com dolorosas repercussões na dimensão espiritual e, até, no aumento da epidemia obsessiva que grassa no planeta ainda hoje. As primeiras grandes vítimas da liberdade do aborto sem critérios são as próprias mulheres, tanto biológicamente, mentalmente quanto espiritualmente.

Perdoe-me a abordagem já um tanto longa mas precisava justificar, tanto para voce, caro irmão, quanto para outros que podem não gostar de enfoques sobre temas políticos que, repito, são temas humanos. Continuaremos tratando da espiritualização primordialmente em nosso espaço de luz mas, quando aparecer uma insanidadezinha, ah, então, lá vou eu dizer o que penso. Não sou dono da verdade mas escreverei sempre, buscando-a. Desculpe se não poderei atender suas expectativas. espero que permaneças conosco, somando e trazendo, como o fez, sua contribuição. Agradeço sua intervenção, Abílio. Embora discordando dela, afirmo que nos enriqueceu bastante.

2 comentários:

  1. Sem entrar no mérito sobre o comportamento e a moral dos políticos, penso que um espaço criado especialmente para a difusão de idéias religiosas, especificamente para a propagação do espiritismo, não se mostra adequado comentários sobre o panorama político por parte do autor do blog. Inda mais quando tais comentários contém, indisfarçadamente, uma carga de preconceito, e demonstra, no mais das vezes, que falta ao autor conhecimento de causa suficiente para abordar o tema de maneira proveitosa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Fred, pelas razões que passo a expressar.
    Compreendo que a política, enquanto fenômeno que representa um conjunto de ações voltadas para a coletividade e bem comum, relaciona-se diretamente com nossa vida prática e promove resultados diretos, positivos ou não, na forma com que os indivíduos relacionam-se uns com os outros e na maneira com que agimos e pensamos diante da vida, e do mundo.
    Enquanto Psicólogo, compreendo e percebo o elevado nível de comprometimento, ou melhor, de interferência, da política em nosso estado psicológico e emocional, tal que o próprio Código de Ética Profissional de Psicologia, no inciso III dos Princípios Fundamentais, estabelece que:
    “O psicólogo atuará... analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural”.
    Vale dizer, a política é um fenômeno tão significativo para o mundo íntimo dos indivíduos que é DEVER do Psicólogo analisar criticamente a realidade política, justamente pelo impacto que causa na sociedade como um todo, ressoando, portanto, em nível individual, enquanto sujeito-membro de uma coletividade.
    Sabemos que nada ao Espiritismo é estranho, indigno de investigação. Daí, compreendo que a política também é campo importante de reflexões, tendo em vista o impacto que causa na sociedade, da qual estamos inseridos e fazemos parte.
    Parabéns, amigo Fred, pelas pertinentes e sempre racionais colocações neste espaço amigo e libertador de consciências.

    ResponderExcluir