Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA NO BRASIL

Para vingar a versatilidade do nosso blog, aqui vai um assunto do momento: copa do mundo de futebol. O país pára nesse período, sobretudo, nos dias de jogos da nossa seleção. Em 2014 a copa ocorrerá em nosso país. É um momento de união de povos, de beleza na arte da bola no pé. Uma notícia, porem, vem movimentando a mídia: São Paulo não será mais uma das sedes, assim como outros estados estão ameaçados por que seus governos não querem investir entre 500 milhões à cerca de um bilhão de reais de dinheiro publico para construção de estadios de futebol. E acho que esses governantes estão corretos.

Como conceber que o poder publico invista tantos recursos de nossos impostos, principalmente, os governos estaduais, em arenas futebolísticas enquanto milhares de brasileiros morrem em filas de hospitais e postos de saúde, milhares de nossas crianças falecem em falsas UTIs, por falta de leitos equipados ou de medicamentos ? Como entender o gasto de valores tão altos para a edificação do concreto esportivo enquanto temos cerca de 50 mil brasileiros assassinados por ano em nosso país? Esse recurso poderia fazer uma revolução na segurança publica. Bilhões investidos na Copa enquanto nossos aposentados ganham miséria e para receberem 7% de aumento, foi uma batalha tremenda, aumento este que ficará muito aquem dos aumentos de remédios...

Não sou contra a copa ser realizada em nosso país desde que dentro de um projeto razoável, onde o poder publico tenha real noção das necessidades prementes da população. Os governantes estaduais que não desejam( ou não podem) usar dinheiro da população em estádios para tres ou duas partidas da copa, creio, estão corretos. Há coisas mais urgentes a serem resolvidas, como nossa pífia educação, que não consegue qualificar e, até, alfabetizar , adequadamente, nossas crianças e jovens.

Sei dos aspectos positivos que tem a realização de tal evento para um país. Turismo, geração de empregos temporários aos milhares e imagem da nação para o exterior. O exemplo do Pan do Rio de Janeiro não pode ser esquecido. Obras foram feitas e agora para nada servem. Além disso, os problemas de superfaturamento foram escandalosos. Mas o que me fez escrever esse texto foi um olhar sobre nossas imensas carencias sociais, que melhor seriam atendidas se os recursos do evento fossem empregados para solucioná- las.

Para se ter uma idéia do que estar por vir dentro da movimentação para nossa copa: o Governo de Pernambuco vai investir muitos milhões para construir um estadio em São Lourença da Mata. Se for recurso publico imaginem o quanto esse dinheiro não poderia fazer para a população na atualidade? E depois da copa, como ficará esse estádio?

4 comentários:

  1. e as pessoas esquecem que a Copa passa...!!!!??? e a VIDA continua.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fred!

    Fiz uma pequena divulgação deste Blog no meu,
    passa lá e vê se tá aprovado!
    Beijoka no coração! ♥

    ResponderExcluir
  3. Amigo, concordo com você pois o nosso país tem tudo pra ser de primeiro mundo, mais os nossos governantes ainda não acordaram pra tal coisa, quem sabe um dia quando eles resolverem chegar junto ao povo, e sentir o problema de perto ai poderemos ter um país rumo ao progresso, e também rumo a copa. Vamos orar pedindo ao MESTRE pra iluminar esass criaturas,cada dia mais.Fred que o MESTRE JESUS esteja sempre presente em sua vida, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Caro Frederico, parabéns pelo post!!

    Eh...infelizmente os aspectos positivos que o evento irá trazer, não superarão as lacunas deixadas nas reais necessidades que o país enfrenta e que, infelizmente continuará enfrentando daqui a 4 anos.
    Grande parte da população entra no clima de oba oba "imposto" pela mídia e pelo jogo político e esquece ou prefere não refletir sobre isto.
    Mas, eu reflito e fico me perguntando...qual vai ser o Brasil da Copa de 2014? E não me refiro ao time/escalação.

    Abraços.

    ResponderExcluir