Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 13 de junho de 2010

NÃO RESISTAIS AO AGUILHÃO

Se olharmos com atenção, parece haver, em verdade,uma força vigorosa que agrega-se ao ser, mobilizando-o. É como se um aguilhão poderosissímo não permitisse o repouso. Deus seria um indescritível magneto e nós, limalhas de um ferro transcendente, atraído para o grande imã. Grandes almas referem-se a isto em suas vidas. Paulo de Tarso foi alfinetado até ceder ao aguilhão. Madre Terasa, Vicente de Paula, Francisco de Assis e tantos outros se viram tomados por uma força que os impelia quase que hipnoticamente à realização da luz em si. Crescia neles uma sensação de missão, uma delicada angústia pelo que desejavam e precisavam fazer. Parece que essa idéia seria a negação da liberdade do ser mas não é isto. Me refiro a uma espécie de tomada íntima que eletriza o espirito. Na verdade, é grau de depuração da consciencia que vai domando a personalidade transitória. O que foi conquistado ao longo dos milênios e está nos porões do inconsciente começa a inquietar e até a sobrepujar o ser animal, a personalidade atual. Isto é o aguilhão amoroso. O ferrete da evolução. O espinho que fará a criatura saltar do seu nível espiritual para outras órbitas superiores.

O aguilhão é um instrumento educador que esmerilha, apara, aformoseia a realidade íntima do ser, um cinzel do infinito.

O aguilhão pode apresentar-se como uma perda afetiva,emocional, uma angústia, um vazio existencial. A alma é trabalhada, é desperta, sacudida por tormentos íntimos, por uma força telúrica. Isso é o abençoado aguilhão.

P. S. - Este é um trecho, com ligeiro acréscimo, de um texto meu que consta do livro : A Vitória de Deus. Aproveito para pedir desculpas pela demora de novas postagens. Estava viajando e só pude atualizar o blog hoje. Alem do mais, estou com um probleminha no computador, que espero resolver logo. Um abraço à todos.

2 comentários:

  1. Fred Querido,
    A consciência da necessidade de caminhar com passos mais firmes na direção dessa auto-iluminação é maior a cada conhecimento adquirido tanto no que tange o conhecimento doutrinário como ao autoconhecimento. A identificação das nossas limitações e inferioridades é muitas vezes angustiantes.
    Joanna de Ângelis, em falas esclarecedoras e consoladoras nos diz "A sombra existente no ser humano não deve ser combatida, senão diluída pela sua integração na sua realidade existencial." ... "Conscientizar a sombra, diluindo-a, mediante a sua assimilação, ao invés de ignorá-la, constitui passo avançado para a perfeita identificação entre o ego e o Self." Esta fala está no livro Em Busca da Verdade, e Joanna a repete com outras palavras em outra obra sua. Diz que não devemos "gastar energia" lutando contra nossa sombra, mas que devemos diluí-la com nossa luz. Tenho grande dificuldade de compreender como realizar isso na prática. Entendo o exemplo de Paulo, de Francisco de Assis ... mas sabemos que temos muito (eu pelo menos) que caminhar para chegar no padrão de compreensão e prática desses Espíritos luminares. Pode me ajudar a compreender melhor a orientação de Joanna de Ângelis?
    Grande abraço,
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Fred,
    Interessante, pois este texto seu encontra ressonância no livro que leio neste momento, de Ermance Dufaux, onde ela esclarece que o sofrimento que traz evolução é aquele que nos força a enfrentar nossas imperfeições (o aguilhão), e não aquele que nos faz reprimir ou ocultar esse nosso lado inferior através do auto-martírio (o flagelo).

    Companheiro, outro assunto, não sei se é do seu conhecimento, mas em minhas pesquisas pela Grande Rede, encontrei video no Youtube com psicofonia sua trazendo maravilhosa mensagem do Dr. Bezerra em 2008 na Paraíba:

    http://www.youtube.com/watch?v=cWrJOmv4ua4

    um fraternal abraço,

    O Espírito
    http://oespirito.wordpress.com

    ResponderExcluir