Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

IVA: DA MORTE PARA A VIDA

As chamadas EQM ( experiencias de quase morte) seriam experiencias descritas do ponto de vista do paciente. Pessoas que chegaram a entrever alguns aspectos da vida após a morte. Milhares de fatos são narrados no mundo inteiro e dezenas de pesquisadores se debruçam sobre eles buscando compreende-los e decifrá-los. Poderia, aqui, pinçar, de alguns livros, alguns depoimentos para avaliarmos questões interessantes tais como: a perda do medo da morte por quem passou por uma EQM ou como isso influenciou para uma vida mais rica e profunda para quem esteve cara à cara com a morte. Preferi, no entanto, trazer um caso próximo a mim, oriundo da boca da própria criatura a narrativa e sentindo, de perto, como a luz da morte tornou mais feliz a depoente. O testemunho, posso garantir, partiu de uma pessoa íntegra que, por sinal, pelos detalhes da narrativa, não teria qualquer motivo de declarar o que me narrou. Irmã Iva ou madre Iva, fundadora do abrigo São Frncisco de Assis, no Cabo de Santo Agostinho, já desencarnada, pertencia a igreja Católica Apostólica Romana.

Iva há muito apresentava a saúde abalada. Deficiencia cardíaca, pulmonar e renal. Nada fácil a situação. Tinha ao lado do seu leito, no abrigo que dirigia, um tubo de oxigenio face as graves crises respiratórias de que era vítima. Ocasionalmente, chegava a ser internada.

Certa feita o quadro piorara. Os medicos tentaram todos os recursos. Deram-na como perdida. Colocaram o crucifixo em seu peito durante o quadro comatoso. Dias depois, a madre Iva retorna e para surpresa dos médicos apresenta uma recuperação inesperada. Não se esperava seu retorno à vida física.

Visito-a alguns dias depois no abrigo, como de costume. E ela narrou-me sua experiencia marcante: " Fred, eu voltei para contar a voces como é do outro lado, lá no céu. Nesses dias em que me deram como morta eu me vi longe do hospital, vim até o abrigo e vi as irmãs orando por mim. Depois, entrei num túnel e ao final dele cheguei a um jardim brilhante, muito belo. Haviam árvores, flores, pássaros com cores lindas. Nesse lugar reencontrei alguns " velhinhos " que haviam passado pelo nosso abrigo só que eles estavam rejuvenescidos mas eu sabia que eram eles. Vieram, sorridentes, me abraçar. Beijaram-me as mãos e externaram como estavam felizes. Depois, veio alguem e me disse que precisava voltar para a Terra, que minha tarefa não havia terminado. E assim ocorreu. Lá em cima é muito bonito e não tenho qualquere receio de quando chegar a hora de partir em definitivo".

Os seus olhos brilhavam enquanto me contava essa magnífica experiencia. Muito similar aos depoimentos que pesquisadores do mundo todo narram em suas pesquisas. Não que a madre Iva tivesse qualquer dúvida da imortalidade mas a "amostra grátis " teve um efeito entusiasmante na missionária. Ela demonstrou estar mais radiante e feliz após a EQM. Vira a morte de perto e constatara que ela nada tinha de aterradora. Seu sentimento de fraternidade já tão aguçado me pareceu ter ficado ainda mais poderoso. Para ela a morte era bela, suave, cheia de vida e riqueza. Não encontrou a morte na morte. Ver a luz da morte aprofundou, creio, a transformação de sua vida interior.

Um comentário:

  1. Muito bom esse post Companheiro, não apenas pelo fato do meu enriquecimento cultural ao saber hoje, que Madre Iva, nome de rua, comunidade e escola, foi fundadora do Abrigo de São Francisco, mas também aprendizado espiritual que a sua mensagem transmite. Parabéns!
    Gian Santos
    Diretor do ClicPositivo
    www.clicpositivo.com.br

    ResponderExcluir