Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 13 de novembro de 2010

O UFANISMO ATRASA OU, QUE OS MITOS CAIAM

Eu já havia escrito aqui sobre algumas dificuldades morais do povo brasileiro. E tratei do assunto para fazer uma reflexão à respeito de um ufanismo que, acredito, mais atrapalha que ajuda a trajetória de nossa sociedade. Todo espirita conhece a abordagem de Humberto de Campos (espirito) sobre o Brasil - Coração do Mundo e Patria do Evangelho. E muitos ficam no ufanismo como se isto já tivesse sido cumprido. Não é bem assim, pois a árvore do evangelho já foi transplantada de outras terras exatamente porque estas terras não cumpriram sua parte. Não estou dizendo, com isso, que estamos falindo. Mas que ainda falta um caminho considerável, ah, isso falta.

Fiz uma abordagem sobre a leniencia e a indiferença do cidadão médio do país para com questões ético morais. Somos um povo acolhedor, alegre, com muitas expressões de generosidade, no entanto, não é só isso que garante a moralidade de uma nação. Mitos precisam ser desfeitos pois só geram ilusão e esta não é boa conselheira e sofre de miopia.

Uma pesquisa séria feita por uma grande agencia internacional foi divulagda essa semana nos principais jornais do planeta e nela o o Brasil não ficou bem colocado. Bom, nas pesquisas sobre educação, saúde, segurança e infraestrutura já estávamos nos ultimos lugares mas esta diz respeito a algo que nos ufanávamos: a propalada generosidade do brasileiro. Envolvendo soldariedade, tempo reservado pelo cidadão para trabalhos voluntários, atos de auxílio ao próximo e dinheiro transformado em doação, ficamos bem atrás de vários países. Nossa colocação foi esta: 76 lugar. Isto mesmo. E os prmeiros lugares tambem destroi outro mito, que é a frieza e indiferença dos europeus para com o seu semelhante. Finlândia, Suiça, e outros ficaram `frente no quesito altruísmo e preocupação para com o próximo. Outra nações mais desenvolvidas tambem estão bem colocadas e muitos países em desenvolvimento apresentam uma sociedade mais preocupada com o semelhante e com questões morais do que o nosso povo. Qual seria a explicação para tal detecção dessa pesquisa?

Creio que confundimos adesão à uma religião, de maneira formal, com religiosidade e vivencia de espiritualidade. Misturamos acreditar em Espirito com viver códigos éticos superiores. É isso. É só verificar os valores que permeiam nossas escolhas eleitorais ou nossas ações em via publica. Os europeus possuem resistencia às religiões mas isso não significa que não valorizem o bem. São um tanto reservados, sem aquela expansão de afetuosidade do brasileiro mas isso não implica que não se interessem pela dor do próximo, sobretudo, em termos de politicas que beneficiem a coletividade e que primem pela decencia. Claro que existem corruptos e desonestos por lá mas a sociedade tem um alto nível de repudio e de intolerancia aos males que prejudicam milhões.

Precisamos amadurecer como sociedade e entender que nossa destinação, como país e em termos de expansão do evangelho, é gloriosa. É necessário, porem, que convertamos esse projeto em realidade através de uma experiencia mais concreta. Eu já vinha, cerca de dez anos atrás, observando que não éramos tudo isso em termos morais como se apregoava. Ser festivo não é cumprir o que nos cabe em termos de ética e vivencia moral. Necessitamos melhorar muito. Ou será que a árvore do Evangelho não pode ser transplantada de novo?

2 comentários:

  1. Lendo o seu brilhante texto, que nos serve de alerta , lembrei do que nos traz o Livro Nos domínios da mediunidade, o qual peço licença para transcrever: "Satisfazer-se alguém com o rótulo, em matéria religiosa, sem qualquer esforço de sublimação interior, é tão perigoso para a alma quanto deter uma designação honorífica entre os homens com menosprezo pela responsabilidade que ela impõe. Títulos de fé não constituem meras palavras, acobertando-nos deficiências e fraquezas. Expressam deveres de melhoria a que não nos será lícito fugir, sem
    agravo de obrigações".

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Antecipo minhas felicitações pela sua data de nascimento, desejando que Deus continue iluminando seus caminhos e guiando seus passos pelo mundo, felicidades e parabéns.

    Recentemente li o livro Os Dragões, de Maria Modesto, onde tive contato e entendi a expressão Transporte da árvore evangélica! Percebo uma "acentuada modéstia" um "tipo" de medo de esconder a mão direita, sempre que a mão esquerda faz algo, talvez seja falta de entendimento da mensagem do cristo ? Acredito que existem muitas pessoas éticas, mas tão éticas que preferem esconder isso, e nada melhor que um bom exemplo, num é ? O 76º lugar, representa a solidariedade em momentos de grandes flagelos, falta-nos o espirito solidario, entender que a causa não pode ser maior que as pessoas (o próximo). Musicalmente poderíamos usar aquele refrão: ... boi com sede bebe lama, barriga seca não dá sono, eu não sou dono do mundo, mas tenho culpa, porque sou filho do dono...

    Forte abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir