Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

RESPOSTA PARA TANIA

Recente em nosso blog, a amiga Tania postou um comentário pedindo orientação de como não ficar prisioneiro da mediunidade angustiante, se o remorso e o sentimento de culpa persiste. Olha, Tania, seja qual for o problema em nós pode ser trabalhado e superado. Embora não exista um fórmula específica para usar, creio que não ficar preso ao que passou é um bom começo, ou seja, tomar consciencia que o que foi feito, está feito, é passado. Importante é saber que se pode alterar os efeitos construindo uma realidade mais positiva, recordando Jesus que nos diz: "O amor cobre a multidão de pecados". A recordação dos equivocos cometidos só é válida quando nos serve para alterar o mal realizado, isto é, quando o transformamos em realidade pedagógica, com clara função educativa. Quando essa recordação, consciente ou inconsciente, nos paraliza, tornando-se asfixiante, ela é improdutiva, nada acrescentando ao aprendizado. Os núcleos do remorso são os alimentos para aqueles que porventura desejam a perturbação. Estar aberto à novas conquistas e ao aprendizado, com otimismo e alegria de viver, é encontrar o caminho para os grandes saltos da alma. Estamos em construção. Espero que estas breves colocações possam lhe auxiliar e tenham satisfeito sua indagação, caso contrário, poderemos voltar para uma nova abordagem. Por favor, dê um retorno, ok?

4 comentários:

  1. Entendo o q você disse, mas se já é difícil lidar com o consciente (atual) e não se permitir paralisar criando núcleos de remorso, como lidar com o inconsciente? Há emoções que nos seguem desde a infância, como uma chaga que não cicatriza!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, FRED!!!
    GOSTEI DA PERGUNTA DA TÂNIA E ADOREI SUA RESPOSTA, SERVIU P/ MIM.
    OBRIGADA.
    ABRAÇO FRATERNO.

    ResponderExcluir
  3. concordo com voçê fred e acredito que devemos útilizar nossas experiencias mesmo as ruins para nos melhorar e melhorar o ambiente ao qual nós frequentamos... beijos Karine

    ResponderExcluir
  4. por favor nos mantenha informados de sua agenda.

    ResponderExcluir