Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RIGIDEZ DA VISÃO CÁRMICA

Este final de semana reencontrei uma jovem senhora, cujo filhinho, é especial. Falou-me emocionado sobre ele e me disse que a semana passada ficara muito mal, depressiva, pois alguem, em um centro Espirita, lhe dera uma informação sobre o seu filho, insinuando que ele nascera assim pelo motivo de suicídio em vida passada. Procurei sossegar-lhe o coração maternal, explicando que o espirtismo me ensinou que não alcançamos os multiplos caminhos da justiça divina. Quem pode afirmar algo dessa natureza só olhando para as limitações de uma criança?

Criamos clichês com facilidade. Desejamos mostrar conhecimento assustando ou entristecendo pessoas. Ainda que no caso daquela mãe fosse verdadeira a informação, por que não ter um pouco mais de tato e entender a dor daquela criatura? Mais: tantas crianças especiais são verdadeiros anjos reencarnados que pediram aquela prova, ou para acelerar o próprio progresso ou para servir de instrumento sensibilizador para os pais.

Precisamos dar apoio e incentivar, com palavras otimistas, estes verdadeiros heróis e heroínas a quem Deus confiou verdadeiras jóias dos céus. E mesmo que elas sejam espiritos rebeldes, são tambem preciosos, aves feridas ao longo da vida, a solicitar desses pais amorosos dedicação e ternura, o bálsamo de seu amor e abnegação.

Quando enrigecemos nossa visão das coisas terminamos por ferir quem deveríamos fazer feliz com o nosso apoio. Visão aberta para a certeza que pouco sabemos dos caminhos de Deus ante os Seus objetivos quanto ao reerguimento das almas. E, porisso, cuidado com as "informações"referentes às provas de cada ser.

4 comentários:

  1. Infelizmente, esse tipo de informação muitas vezes é dada sem critério. Ainda que em alguns casos seja verdade, há que se avaliar que utilidade aquele informação teria para o caso. Também ocorre da pessoa acabar de chegar na casa espírita e alguém dizer: tem um espírito muito perturbado com Você e o resultado é a pessoa se assustar, ir embora as vezes, não voltar! Felizmente essa não é a regra!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Cada dia um novo aprendizado...
    Na condição de deficinete fisico, trago o testemunho de quão desagradável é esta visão rigida de provas cármicas nos casos em análise. Quantos aprendizados, abrandamentos e ajustes tive que fazer para entender esta minha iluminada condição, e todos os dias ainda tenho provas da sabedoria divina em der-me dado as limitações que fiz por onde mereçer (vencer o homem velho requer muito amor). Aos companheiros(as) que vivem submetidos às limitações fisicas recomendo: força, coragem e determinação. Deus é muito, mas muito bom mesmo e temos mais "uma" oportunidade de crescer...

    Forte abraço a todos

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,amigo Fred, foi muito bem sua colacação sobre este fato ocorrido com nossa irmã e a maneira que você explicou para ela, fazendo assim com que ela compreendesse,que não é de tal forma que se faz,aproveitando o momento gostaria que você me esclarecesse como se deve proceder com uma pessoa que entra em pacividade dentro de um centro espírita, e o presidente diz para você que é preciso estudar durante 4anos os livros do codificador? Sendo que esta pessoa necessita trabalhar para ajudar o próximo, certa de que existe centro que trabalha a teoria junto com a prática,ouseja, estuda e faz a doutrinária, é correto proceder desta maneira com uma pessoa que está o tempo todo entrando em transe, o que deve ser feito para que esta situação se resolva?Aguardo sua resposta.QUE O MESTRE JESUS TE ILUMINE NESTA CAMINHADA, MUITA PAZ EM SEU CORAÇÃO!KIKA.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiramente é essencial se ter cuidado ao se falar sobre a vida que cada irmão nosso leva, seja de que natureza for, pois para nós espiritas foi dada a ferramenta da caridade e amor ao próximo sem julgamento nem questionamentos, pois o fato é que estamos aqui única e exclusivamente para ajudar e propocionar ao nosso semelhante paz, alegria, esperança, fé, conhecimento enfim tudo o que realmente cristo nos delegou fazer. Então vamos lá irmãos espiritas cumprir nossa missão sem nos atermos a detalhes irrelevantes, pois para nós não interessa o porque dos acontecimentos e sim o que fazer para melhorar a qualidade de vida de nossos semelhantes e os direcionar para o progresso!!!
    Fred beijos a todos!
    karine

    ResponderExcluir