Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VALORES


Fico a refletir na inversão de valores nos dias atuais. E como princípios parecem ter se transformado em peça rara na contemporeneidade.
Vejamos o problema da vivencia da religiosidade. Apesar de tantas religiões e de tantos seguidores o problema ético moral ainda atormenta a sociedade. Creio que quando Jesus referiu-se ao "sim, sim, não, não", quis indicar a coerencia como fator primordial aos que dizem adotar tal ou qual convicção. Falava na questão de posicionarmos ante os desafios da vida dentro da visão de mundo que o ideal abraçado indica. Vivermos, sentirmos e expressarmos nossa convicção de forma leal à própria crença.

Qual a dimensão de nossa lealdade aos postulados que abraçamos?
Como temos nos posicionado perante atos que ferem o senso moral que afirmamos acreditar?

Será que não estamos colocando fatores eminentemente humanos, ideológicos e de simpatia à frente dos aspectos superiores da vida?
O que quis dizer Jesus quando se referiu a Amar à Deus acima de todas as coisas?
Será que creio na vida e nos valores superiores dela quando minhas decisões vão em sentido contrário ao ideal abraçado?

Valores, valores. Princípios, princípios...Não há sociedade que não pereça quando os princípios desaparecem. A história encontra-se plena de exemplos, desde o império romano até os dia atuais, bem como no período anterior aos césares. Não se fica pedra sobre pedra. Bom,o grande consolo é saber que, com a formosa transição, essa ausencia de valores não mas existiráe quem apostou nisso, enfrentará o desencanto. Quanto à nós, os que acreditamos, vivamos, com lealdade o ideal que abraçamos. A ilusão, quando chega a hora de ser desfeita, traz amargos resultados.

P. S. - desculpem a viagem filosófica mas creio que essa vertente amanheceu aguda em mim hoje...rsrsr

2 comentários:

  1. Bom dia amigo Fred,


    ao ler este texto hoje, como faço todos os dias, percebi como ainda estou longe do "sim sim, não não"...
    Obrigada mais uma vez pelas palavras cheias de carinho e preocupação com as ovelhas desgarradas.

    Abraço Fraternal.

    ResponderExcluir
  2. Bom, será mesmo que antes dessa "inversão" de valores tínhamos conquistado realmente tais valores? Se a sociedade sente-se abalada em valores, pergunto: quem os pôde determinar estes tais? A grande transição se revela - não existe um mal que rapta os que estão no bom caminho, acredito na verdade da alma que, hoje não pode ser mais colocada para de baixo do tapete da consciência. As ideologias que castraram o ser humano durante séculos estão se enfraquecendo, o mal que se reprimia pela violência , não se sustenta no ser e por si mesmo. Reconhecemos a necessidade de mudança, já é um começo. A desorganização precede a organização. Um mundo melhor começar hoje para aqueles que persistirem no bem, e para outros que lhes encerram a morada neste plano e neste mundo também. Façamos a nossa parte, como li no livro Humanidade Transição e Recomeço, " minha melhora moral representará a melhora da coletividade humana, assim como meu débâcle significará a queda de toda civilização" A mudança está chegando!!!

    ResponderExcluir