Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 8 de maio de 2012

CARAVANAS

Tivemos informações de que, amanhã, receberemos em nossa Casa do Caminho, mais algumas caravanas provenientes da Paraíba e de Alagoas. Ainda não foi confirmado oficialmente mas é sempre uma grande alegria receber os muitos corações que se dispõe a deslocar-se de suas cidades para confraternizar conosco, ao mesmo temnpo em que solicitam orientações dos amigos espirituais. Sejam bem vindos, amigos. Sempre e todas as vezes.

4 comentários:

  1. Achei esse poema uma bela reflexão, por isso compartilho
    Poema Se (Professor Hermógenes)
    Se, ao final desta existência,
    Alguma ansiedade me restar
    E conseguir me perturbar;
    Se eu me debater aflito
    No conflito, na discórdia...
    Se ainda ocultar verdades
    Para ocultar-me,
    Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...

    Se restar abatimento e revolta
    Pelo que não consegui
    Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...
    Se eu retiver um pouco mais
    Do pouco que é necessário
    E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
    Se algum ressentimento,
    Algum ferimento
    Impedir-me do imenso alívio
    Que é o irrestritamente perdoar,
    E, mais ainda,
    Se ainda não souber sinceramente orar
    Por quem me agrediu e injustiçou...
    Se continuar a mediocremente
    Denunciar o cisco no olho do outro
    Sem conseguir vencer a treva e a trave
    Em meu próprio...
    Se seguir protestando
    Reclamando, contestando,
    Exigindo que o mundo mude
    Sem qualquer esforço para mudar eu...
    Se, indigente da incondicional alegria interior,
    Em queixas, ais e lamúrias,
    Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
    Para a minha ainda imperiosa angústia...
    Se, ainda incapaz
    para a beatitude das almas santas,
    precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...
    Se insistir ainda que o mundo silencie
    Para que possa embeber-me de silêncio,
    Sem saber realizá-lo em mim...
    Se minha fortaleza e segurança
    São ainda construídas com os materiais Grosseiros e frágeis
    Que o mundo empresta,
    E eu neles ainda acredito...

    Se, imprudente e cegamente,
    Continuar desejando
    Adquirir,
    Multiplicar,
    E reter
    Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
    Na ânsia de ser feliz...

    Se, ainda presa do grande embuste,
    Insistir e persistir iludido
    Com a importância que me dou...
    Se, ao fim de meus dias,
    Continuar
    Sem escutar, sem entender, sem atender,
    Sem realizar o Cristo, que,
    Dentro de mim,
    Eu Sou,
    Terei me perdido na multidão abortada
    Dos perdulários dos divinos talentos,
    Os talentos que a Vida
    A todos confia,
    E serei um fraco a mais,
    Um traidor da própria vida,
    Da Vida que investe em mim,
    Que de mim espera
    E que se vê frustrada
    Diante de meu fim.

    Se tudo isto acontecer
    Terei parasitado a Vida
    E inutilmente ocupado
    O tempo
    E o espaço
    De Deus.
    Terei meramente sido vencido
    Pelo fim,
    Sem ter atingido a Meta.

    ResponderExcluir
  2. Para quem não teve oportunidade de assistir a palestra que Frederico proferiu na SEJA, eis o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=_RZUNMRR4Oo&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia,

      Grata pelo link... não pude ir pois estava proferindo palestra na FECL. Abraço.

      Cibelle

      Excluir
    2. Não precisa agradecer!!
      Grande abraço.
      Tânia

      Excluir