Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 26 de maio de 2012

PELO FILTRO DA RAZÃO

O espiritismo é um "corpo vivo", dinâmico, intenso. O codificador fez referencia à essas características do consolador ao apontar que acompanharia a ciencia caso esta comprovasse algum erro doutrinário. E disse mais que a primeira palavra havia sido dada mas não a última. Isso seria a estagnação e nada no universo está estagnado, nem mesmo aquilo que a gente pensa que está ( por exemplo, uma parede, que tem, na sua realidade constitutiva, a vibração e movimentação dos átomos e elétrons, que os compõem ). A gama de informação trazida pelos bons espiritos através de médiuns criteriosos, já nos proporciona vasto cabedal de conhecimento ainda não devidamente maturado e compreendido por nós. ( vide a obra de Andre´Luis e Emmanuel ).

 Equilíbrio, esse caminho do meio ensinado pelo Buda, é o "dom" que precisamos alcançar para que venhamos a caminhar com segurança na estrada evolutiva e pelos caminhos do espiritismo. Nem a idéia de que tudo fora dito em termos de espiritismo ( o que seria um absurdo ), nem ficar na ansiedade desenfreada de mais e mais revelações, sujeitando-se a processos fascinatórios, mais desencadeadores de prejuízo para o ser humano e para a doutrina do que de recursos auxiliadores. Da mesma maneira como fechamos as portas para novas informações que os nobres espiritos poderiam trazer ( se acharem conveniente), podemos escancarar, sem qualquer critério e análise racional, portas à"revelações" que, muitas vezes, o bom senso reprova ou que necessita a chancela do tempo, com a devida reflexão sobre elas.

O movimento espirita possui o ferramental para buscar este equilíbrio. Qualquer radicalismo pode paralisar a dinâmica e os propósitos mais elevados traçados pelos orientadores da civilização. Nem oito, nem oitenta. O trabalho não será fácil muito menos impossível. É factível. O filtro da razão não pode ser confundido com desconfiança, assim como o conceito de mente aberta tambem não pode significar aceitação tácita de tudo o que se escreva ( sobretudo, mediúnicamente ).

Sim, mente aberta e alerta. Aberta para entender que muitos espiritos responsáveis desejam ampliar o conhecimento. E mente alerta para não desprezar o bom senso na averiguação do que nos chega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário