Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DE VOLTA AO COMEÇO

Em termos de espiritismo, para se caminhar seguro para o futuro, imprescindível voltar ao passado. Explico. Terreno fértil de riqueza mas tambem de ervas de fantasia, o universo das coisas do espirito solicita prudencia, racionalidade e consistência. Não por acaso, o codificador teceu observações concernentes aos perigos que espreitam quem penetra na seara sem o devido apoio no estudo sério, gerador da base criteriosa da fé raciocinada. E nesse âmbito, nada mais seguro que adentrar-se na espinha dorsal do espiritismo, estabelecida na codificação e obras de apoio, as chamadas subsidiárias.

Hoje, o público interessado na realidade espiritual tornou-se um filão editorial dinâmico. E aí, temos uma cada vez mais vasta literatura tratando das questões espirituais, obras nem sempre com o melhor conteúdo abordando o tema. Livros sofríveis uns, outros repetitivos, mais alguns tantos cheios de "novidades", sem se levar em conta o bom senso apregoado pelo senhor Allan Kardec em seus escritos iniciais.

Quando coloco isso, não estou dizendo que não haja, nos tempos atuais, obras dignas e a altura daquelas primeiras. Há sim. Temos bons e excelentes autores, tanto espirituais quanto encarnados, enriquecendo a doutrina. Não podemos, no entanto, abdicar da análise justa e equilibrada que nos proporciona a base. Na atualidade, percebo ( e se eu estiver enganado, me perdoem) que a nova geração de espiritistas - os mais jovens sobretudo - não conhecem o portento dos trabalhos não só de Kardec bem como de Leon Dennis, Flammarion e até mesmo os livros de André Luis e Emmanuel me parecem não estariam recebendo o investimento devido no tocante a estarem ao alcance dos que chegam nas instituições espiritas. Claro que existem as casas que são exceção.

Ivone do Amaral Pereira - outra que não é conhecida e nem reconhecida pelos novos seguidores do espiritismo, autora de maravilhosas obras psicografadas como Memórias de um Suicida, Devassando o Invisível e Recordações da mediunidade  - já fazia referencia a isso no início da década de oitenta. Afirmava ela que estava um tanto triste pelos modismos levantados por algumas obras incensada pelo sucesso editorial, enquanto obras de profundo conteúdo doutrinário e estilos elegantes e agradáveis de leitura não conseguiam, as vezes, nem serem publicadas.

A sede do público pelos dramas e novidades não devem predominar nos critérios da difusão da mensagem. A humanidade merece o carinho e o zelo, afim de que tenha o norte, o rumo através de livros que edifiquem sem fantasia e esclareça com a clareza devida. Claro que sei o risco natural que se alcança quando se atinge o patamar de interesse público. Se o Espiritismo ainda não é uma doutrina de massa, já possui uma forte inserção junto a sociedade, cada vez mais admiradora desta e curiosa pelas suas abordagens, e isso tem um preço. Atrai, tambem, outros interesses que podem levar à superficialidade, aos "clichês explicativos dos problemas da existencia.

Tenho lido obras não espiritas, sobretudo as de natureza científica, que me deixaam cada vez mais feliz face à comprovação que estas obras modernas de nossa ciencia fazem daquilo que fora escrito na codificação e nos livros clássicos da doutrina. Eles são atualíssimos. E extremamente ricos. São, estes livros básicos a segurança de se atingir o futuro com o equilíbrio devido. O futuro seguro depende, então, sob esse prisma, de uma volta ao passado, onde tudo começou e onde encontramos a estrutura monolítica do arcabouço doutrinário.

2 comentários:

  1. Frederico por favor, se for possível gostaria que citasse alguns desses livros de cunho científico.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! A todos os amigos, um BOM DIA. Bom dia por difundirem essas verdades incontestáveis, realidade que nos transforma tornando-nos sensíveis as luzes que vem do mais alto. Aos seareiros da consolação, muita paz e alegria, por suas inestimáveis palavras que nos arrebatam para paisagens de harmonia, locais de equilíbrio lá dentro destes seres que povoam esta crosta, dentro de nós onde temos medo de olhar. Concordo que se não dermos a devida atenção aos conhecimentos basilares da doutrina, dentro de algum tempo tiraremos conclusões precipitadas e equivocadas sobre seus ensinamentos. Lembremo-nos que os espíritos, mesmo depois de deixar seus corpos e irem em direção "à imortalidade" não se tornam santos e nem adquirem o conhecimento universal sem despenderem esforços e estudos exaustivos. Se não começarmos corretamente o estudo do espiritismo, teremos dificuldades para compreendê-lo em sua profundidade. As ações no bem tem seu valor, mas sem conhecimento ficamos limitados em nossas atividades, e sem a caridade e o amor nossos frutos do conhecimento serão estéreis e sem sabor! Obrigado por todo o bem que nos proporciona mestre Jesus, e sobretudo obrigado pelos percalços do caminho, que nos ensinam a andar, contornar obstáculos e ir em frente, sem titubear, a levantar quando caídos. Obrigado pelas lições da natureza que nos ensina a sublime beleza, dos pássaros a muito alto chegar, eles que só precisam de uns poucos goles d'água tomar, para tão alto voar e ver todos aqui embaixo, nós que ficamos tristes, cabisbaixos a reclamar. Tornam eles a voltar, descendo de sua sublime posição a nos amparar, em emocionante atenção a nos amparar, reerguer e consolar. Anjos dos cimos celestiais, que compadecidos de nossas fraquezas, nos ensinam a verdadeira fortaleza que é o gesto de amar, com sentida emoção e humildade Jô coração! Abraços fraternos aos nossos irmãos dos céus e da crosta. Obrigado Fred pela emoção que nos toca as fibras da emoção.

    ResponderExcluir