Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 21 de abril de 2013

A EUDAIMONIA

Na abordagem que fiz, ontem, na Maçonaria sobre a felicidade, tive o prazer de elaborar algumas reflexões sobre aquilo que os filósofos gregos da antiguidade chamavam de "eudaimonia - ou seja, a prática das virtudes seria responsável pelo sentimento da felicidade. essa posição dos gregos está consentânea com o pensamento de Jesus e dos espíritos superiores dentro do espiritismo: Fazer o bem é o que produz a real felicidade, consistente, concreta e cada vez mais perene. "Faça ao próximo o que desejaria que este vos fizesse". Aí está toda a lei e os profetas. Buscar a felicidade nos benefícios que possa receber, seja dos céus ou de alguém, é inverter o funcionamento real da grande Lei. É alimentar o egoísmo e crer que "ter coisas", ou obter bens seria caminhar para ser feliz.

Precisamos dar um salto nessa percepção e creio que um número cada vez maior de almas vem ampliando a sensibilidade nessa direção. O altruísmo,  a solidariedade, a compaixão, a generosidade, são virtudes capazes de desencadear um estado de saúde integral, de bem estar emocional e psíquico, de felicidade, de plenitude. A ascenção no que diz respeito à vivência das virtudes merece, de qualquer estudioso do tema felicidade dedicada e acurada atenção. Mais que nunca isso vem sendo tornado palpável pelo simples resultado apresentado à humanidade, em todo esse período em que o egoísmo tem sido elemento predominante em nossas relações. As lágrimas anseiam por mãos que as enxugue; as dores esperam corações que as amenize; a desesperança anseia por quem lhe acenda, no céu tenebroso, a estrela de recomeço, da esperança.

Estavam certos, sim, os grandes filósofos do passado: as virtudes, elas, sim, produzem a felicidade, em todas aas sociedades e em todos os espíritos. Fazem cintilar a consciência. É lá, conforme explicitam os benfeitores da legião da Verdade, que se encontram inscritas  as Leis de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário