Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 30 de abril de 2013

"PASTOR PRECISA TER O CHEIRO DE SUAS OVELHAS"

O papa Francisco vem mostrando que vai seguir no afã de imprimir uma nova dinâmica à igreja católica. Além de ter renunciado ao papa móvel e ao anel de ouro, deu início a mudanças na linha de atuação das paróquias. A revista Veja desta semana traz uma reportagem sobre algumas das mudanças que o estilo do sumo pontífice vem produzindo.  Documento mais recente vai na direção, segundo alguns cardeais, a prática da igreja nos moldes do cristianismo nascente. Segundo o papa, deverá a igreja buscar formar pequenas comunidades ao invés das comunidades gigantescas de hoje. Dessa maneira, a evangelização se dará de forma mais acolhedora, dinâmica, jamais fria e gélida como às vezes ocorre na atualidade. A linguagem será próxima da realidade de cada pessoa. Acredita-se que o distanciamento das almas pode ter colaborado para a perda de fiéis.

Esse método que será adotado traz, ainda, a recomendação para que o "pastor tenha o cheiro de suas ovelhas", ou seja, esteja tão próximo delas que entenda suas necessidades, acolha-as, sinta suas carências. Enfim, tenha proximidade. Jesus foi o exemplo do pastor acolhedor, que conhecia a dor do povo, dos indivíduos, das agruras das almas. Nada mais desvitalizante do que uma igreja fria, distante, voltada para o poder temporal. Nada mais distante do cristianismo que isso. Vejo como algo extremamente salutar para o catolicismo e seus bilhões de seguidores. Trará, sem dúvida, uma grande oxigenação à igreja. E volta-se para a evangelização.

Observo que há identificação com o pensamento de Allan Kardec em alguns dos aspectos do que aqui estamos tratando. Por exemplo, Kardec também escreveu sobre a importância de termos vários núcleos espiritistas menores ao invés de centros enormes. Isto pelo fato de que seria mais fácil ter-se coesão, mais harmonia e, com certeza, maior possibilidade de uma efetiva dinâmica proporcionando mais agilidade aos serviços da  casa. E os centros espíritas não devem perder a capacidade de acolher, de irradiar um calor amoroso e cheio de generosidade e compaixão.

Ter o cheiro de suas ovelhas. Gostei muito dessa expressão. Ela tem um magnetismo, uma força capaz de penetrar a alma. É uma frase cheia de verdade e poesia. Sintonia, empatia, proximidade, fraternidade, solidariedade. Tudo isso encontra-se nessa frase. Tem cheiro de afeto. Tem fulgor celestial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário