Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 23 de abril de 2013

COMO A MAÇONARIA VÊ O ESPIRITISMO

A amiga Hilda, de Maceió, face a divulgação que aqui fiz de uma palestra que proferi numa loja maçônica, indagou como a Maçonaria vê o Espiritismo. Olha, Hilda, segundo me consta, a Maçonaria abriga pessoas de vários seguimentos religiosos, lá se encontrando católicos, evangélicos, budistas, espiritas, etc. É uma sociedade que coloca como primeiro elemento para se ser aceito em seus quadros a crença em Deus. Ateu não pode ser maçon. Portanto, há uma grande respeito em relação, não apenas ao espiritismo, como, também, às demais religiões. Aliás, interessante a quantidade de espíritas que fazem parte da Maçonaria. E isso não é de agora. Desde quando Allan Kardec codificou a doutrina encontramos como primeiros espiritistas muitos maçons.

Sobre reencarnação, como existem religiosos de variados seguimentos, inclusive, não reencarnacionistas, me parece que se evita tratar de temas sensíveis, capazes de fomentar conflitos. mas, quem sabe se, nos altos graus de iniciação maçon não se trate do assunto ? Nestes tempos de abertura, onde muitos pontos estão sendo colocados nos "is", mitos vão caindo. Penso que muitos relacionados à maçonaria também vão caindo., dentre eles, o de que nossos irmãos maçons teriam pacto com forças das sombras e coisas dessa natureza. Pessoalmente, sempre senti muita alegria entre os maçons, e sempre sou ouvido com grande respeito, carinho e atenção, inclusive, verificando inúmeros confrades pertencentes aos quadros nobres das lojas maçônicas.

Um comentário:

  1. Amigo muito obrigado pela resposta pois eu tinha
    muita dúvida sobre a maçonaria achava que eles
    não acreditavam em DEUS e sim nas sombras e que
    faziam um pacto com um tal de animal e por ai vai. Ainda bem que o objetivo maior dos maçons
    é acreditarem em nosso PAI Maior e aceitarem outras religiões assim como a Doutrina amei!!!Fred abraços!!! Muita luz!!!!

    ResponderExcluir