Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POR QUE A LUZ INCOMODA ?

Sem dúvida que incomoda. Ela clareia vãos e ângulos de ambientes e corações, espaços e mentes. Onde a luz ilumina não há como fazer de conta que não se enxerga o lixo, os detritos, o monturo. Por isso ela incomoda tanto. Seus raios parecem ser, a princípio, inimigos da paz do ser humano pois penetra nas necessidades que trazemos de mudança, de alteração de rumos. Desafia nossa coragem para mudar, mexe com a zona de conforto da alma pusilânime. Incomoda-nos pelo simples fato de calar a desculpa que venhamos a dar, apresentando os fatos como argumento e calando argumentos que visam justificar a acomodação.

Tanto filosofias e instituições se deixaram incomodar pela luz que, ao longo dos séculos, a história registra as reações à esta, através de perseguições e torturas às pessoas ou movimentos que a apresentaram para a humanidade. Não se atira pedras em árvore que oferece frutos. E não se incomoda com algo que não tenha consistência e não ameaça o senso de dominação que instituições ou pessoas cultivam ao seu redor. Sendo mais claro: se a reforma luterana não houvesse apresentado uma realidade incontestável de equívocos da igreja, esta reforma não teria sido tão combatida. E se o Espiritismo não representasse, tambem, verdades incômodas para religiões e filosofias dominantes, não teria sido tão perseguido em seus primórdios. E assim outros fatos da história. Gamaliel, o sábio rabino do judaísmo, ante o incômodo trazido pela figura de Jesus e seus ensinamentos ao Sinédrio, ponderou, com justeza: " Se não for verdade e não vier de Deus o que Ele ensina, cairá por si mesmo".  E se não caiu...

A luz pode incomodar  o coração ainda acomodado ou imaturo, porem, torna-se estímulo e felicidade, incentivo e divina esperança para a alma que anseia alcançar novos degraus da verdade. E para isso precisa deixar-se varrer pela força da luz, enxergar nos porões onde guardamos, quase sempre, o que não temos coragem de mostrar de público, e comprometer-se com a máxima transparência em nossa vida. Serão passos. Isso não ocorre de um momento para o outro. Pelo menos em sua generalidade. Importante é que entendamos a assertiva do Mestre: aquele que está em mim não anda em trevas". E nada pior que nada enxergar, sobretudo, em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário