Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O PAÍS DA VIOLÊNCIA E A PÁTRIA DO EVANGELHO

Naturalmente que algumas pessoas, particularmente simpatizantes espíritas, indagam à respeito da colocação do espírito Humberto de Campos sobre ser o Brasil, a "Pátria do Evangelho e o Coração do Mundo", título mais que conhecido de uma obra do grande escritor maranhense desencarnado, psicografada por Chico Xavier, em que relata a missão que caberia ao Brasil ante o mundo espiritual. Há os que contestam o espírito e o ufanismo da obra. O motivo da contestação e da dúvida estaria no fato de termos, hoje, uma das sociedades mais violentas do planeta, com cerca de cinquenta mil mortes provocadas por algum tipo de arma, fora os feridos em assaltos, sequestros, etc. As cadeias e presídios superlotadas e os presos em condições sub humanas, vivendo em situação aberrante. A sensação de insegurança abunda e os níveis de corrupção, outra forma de violência, atinge patamar alarmante.


Tenho uma tese, repito: tese, para explicar a aparente contradição entre a afirmativa de Humberto de Campos e a realidade do país. Quando lemos o livro, tendemos, naturalmente, a pensar que encontra-se encarnado no Brasil apenas grandes missionários ou espíritos em tarefa ligada diretamente ao Evangelho. Embora creia que isso, em parte, seja realidade, existe outro aspecto que justificaria o epíteto grafado pelo escritor como título de sua obra psicografada. Na verdade, alem dos aspectos da grande ( ? ) religiosidade do brasileiro, formando um enorme contingente de católicos, evangélicos e espiritas, alem de outros segmentos espiritualistas, devemos levar em consideração que aqui encontram-se reencarnados inúmeros espíritos rebeldes, comprometidos desde séculos com o crime, os desvios de conduta, e renasceram no Brasil precisamente para, na aura mística do país, de sua energia voltada para as religiões, receberem educação moral, abrindo-lhes oportunidades de soerguimento. Para ser um pouco bem humorado, o Brasil auxilia ao esvaziamento das regiões atormentadas do espaço.


Por mais que isso possa nos incomodar, penso ser plausível a tese. Claro que muitos fracassam e não aproveitam a oportunidade de redenção e tombam nos mesmos desvios de outrora. Isso inclui políticos, assaltantes, cidadãos de variada natureza e profissão. E essa tese não exime os governantes de suas responsabilidades ao falharem nos cuidados para com a segurança de seus cidadãos, na educação e no bem estar destes, na infraestrutura do país, no saneamento básico, etc, pontos em que estamos longe do civilizado.


Penso que a razoável quantidade de pessoas que o movimento evangélico, por exemplo, atrai para seus templos, resgatando-as da criminalidade, desde traficantes até assaltantes, drogados e alcoolatras, fortalecem a tese que levanto. A igreja católica tambem possui suas ações de apoio às pessoas marginalizadas, bem como o movimento espírita. Estaria aí um dos elementos comprobatórios da missão do país junto ao evangelho do Cristo: redimir almas. O Brasil seria esse cadinho de libertação, se assim me posso expressar.


Podemos falhar enquanto país junto a espiritualidade? sim, podemos. Acredito, porem, que estamos caminhando para cumprir a missão, apesar de todos os empecilhos. E Deus queira\ que consigamos. Tenho fé. Acredito. Tudo muda. Haverá mudanças. A prática do evangelho é feita de lutas e suores abundantes, tanto individual quanto coletivamente. 


2 comentários:

  1. Afinal, o próprio Cristo afirmou que veio para os enfermos. Portanto, Fred, estás pleno de razão. A pátria do Evangelho não seria um paraíso antecipado, mas principalmente um cadinho renovador de propósitos humanos.

    ResponderExcluir
  2. Fantástica suas colocações. Também me fez lembrar outras falas de que o Brasil está resgatando o passado de pouca moral: guerras, escravidão, opressão, ditadura, etc.
    Estamos melhores, sim !
    Vamos ficar melhores, sim !
    Somos gratos a este país que nos acolhe e oportuniza o crescimento espiritual. Evoluiremos juntos ! ó Pátria amada.
    Estaremos rumando juntos à regeneração, os resgates são necessários.
    A questão 728 de O Livro dos Espíritos esclarece: “É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar, pois isso a que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e a melhoria dos seres vivos.”

    Abraços,

    Ruy

    ResponderExcluir