Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

VIAJANDO NAS ESTRELAS

Sem dúvida, nada mais indescritível que o espaço. A infinitude que nos passa e o magnetismo que exerce,  atraindo os olhares humanos desde a antiguidade, falam de sua importância. Na história da evolução humana, primeiro a admiração, depois a conquista das estrelas, tem sido dois aspectos constantes. Mesmo no período de maior desconhecimento sobre o infinito, como na idade média, por exemplo,  os astros causavam deslumbramento e perquirições.

Escritores, não só astrofísicos mas jornalistas que se interessam pelo tema ao longo dos anos, se debruçam ante o enigmático cortejo de galáxias e astros. Estaremos sozinhos nessa imensidão? Temos irmãos inteligentes neste "sem fim" do universo? Se eles existem, tem nos visitado, como sugerem tratados históricos, religiosos e obras de ficção? E os famosos buracos negros, o que representam? Para onde vai a matéria que neles cai ? Sua gravidade é tão poderosa que nem a luz consegue escapar de sua ação. Mas, o que ocorre ao que fica aprisionado nele?

São tantas interrogações, provocando mentes brilhantes e instigando cérebros fantasiosos. Em verdade, a razão indica que as respostas são, pelo menos algumas delas, respondidas pela "lógica". Estarmos sozinhos nessa amplitude já parece quase impossível para muitos cientistas que, através de cálculos probabilísticos, dão como certo que existiria vida inteligente lá fora, enquanto alguns chegam a declarar que é questão de tempo um contato mais próximo.

Se isto ainda não ocorreu ( se é que não ocorreu), o que impede que se efetue? Conforme os estudos da atualidade, as grandes distâncias seriam o primeiro elemento impediditivo, isso levando em consideração o que nosso estágio atual alcança no tocante a tecnologia adequada para vencer milhares de anos luz em curto espaço de tempo. Mas, lembram alguns desses pesquisadores, outras civilizações podem ter alcançado avançada tecnologia, capaz de atravessar distâncias incomensuráveis em pouco tempo, seja por força energética que desconhecemos, seja, quem sabe, utilizando "atalhos" espaciais como os famosos "buracos de minhoca" que, em tese, comprovaria a curvatura do universo e a existencia de realidades ainda desconhecidas por nós.

O espiritismo é um corpo de ensinamentos que contempla a multiplicidade de vidas, de civilizações, no universo. A pluralidade dos mundos habitados compõe seus princípios fundamentais. Apoiada na razão ( a mesma dos astrofísicos modernos ) e nas comunicações mediúnicas sérias e elevadas, além da chancela das evidências de acontecimentos que sugerem fortemente a presença de naves estranhas à tecnologia terrena, não só no passado bem como na atualidade em várias partes do planeta, a doutrina vem, no momento, se preparando para mais ampla abordagem em seus trabalhos e reuniões abertas ao público, para enfocar o assunto. e dele extrair, como sempre, fundamentos morais significativos para a compreensão sobre a lei da evolução.

Segundo o Livro dos Espíritos, não há vazio no espaço e os mundos que nos parecem "mortos" e estéreis, na verdade, abrigariam, em dimensões da matéria que nos escapam aos sentidos e aos nossos instrumentos, sociedades humanas e espirituais, devidmente organizadas, a serviço do processo evolutivo dos filhos de Deus. Camille Flamarion, o fantástico astrônomo frances, até hoje admirado em toda a Europa, foi quem, à época de Kardec, melhor escreveu sobre a questão, inclusive, intuitivamente, descrevendo, em seus romances espiritas e astronômicos, formas de vida inteligente não necessariamente semelhantes aos nossos corpos. Cada natureza em cada mundo apresenta peculiaridades. O que seria gás tóxico para os que vivem na Terra, seria gás nobre e benéfico para quem experiencia nestes mundos, como se para eles fosse o que é o oxigênio para nós.

Não há como não se deleitar com a beleza e os mistérios do universo. Olhar para cima e se encantar com uma noite clara e estrelada, não apenas é algo romântico mas, com certeza, desperta numa mente mais sensível e reflexiva, pensamentos que impulsionam o indivíduo no rumo das perquirições. A vida na Terra fica menor, embora com sua importância. Há um sentido mais amplo para a existencia, devem pensar os que se entregam a este olhar. E não podemos nos fixar na arrogância pois a pequenez do nosso belo planeta azul, ante a infinitude do espaço, deve nos fazer beber uma dose permanente de humildade. E reverenciar a Mente Criadora, a Força Incausada e o Amor Indescritível que a tudo rege.

Um comentário:

  1. Muito intrigante e provocante discorrer sobre este tema.

    Viajar a velocidade da luz requer tecnologia ainda bastante desconhecida em nosso mundo e meio cientifico.
    Então vamos neste exato momento dar uma volta no céu , no infinito do espaço que paira sobre nossas cabeças? - Pronto já fomos e já voltamos! E nem fazemos exata idéia de quanto tempo levamos para nos movimentar ao infinito e voltar, a velocidade do pensamento.
    Parece loucura, num é? Mas esses mesmos corpos de outros irmãos de outros mundos de tão sutil podem desdobrar-se ao infinito e fazerem-se visíveis em dimensões tão desconhecidas para nós quanto às profundezas de nosso oceano.
    Viajar a velocidade da luz (300.000 km/s) é fichinha levando em consideração que podemos transpor o infinito num único pensamento. Daí acredito eu que um dia, diante da nossa evolução seremos senhores de organismos preparados para simplesmente irmos de um canto a outro do universo instantaneamente, usando nosso pensamento equilibrado, tele transportados de um ponto a outro do universo.
    Certamente as grandes teorias das dobras espaciais, ou multiversos (multiuniversos) fazem jus a um tipo de tecnologia, igualmente hoje usamos os hidrocarbonetos, em substituição ao vapor ou lenha e que no futuro será substituído pelas celulas de hidrogênio cuja tecnologia já existe e que ao invés de CO2 produzirá H2O como subproduto da queima/combustão (em simples palavras).
    Enfim, temos um espaço infinito de possibilidades, mas todos os caminhos levam à Evolução , e não podemos nunca separar religiosidade e ciência, leis morais e leis físicas sem correr o risco de retardarmos nosso progresso.

    Forte Abraço

    Gustavo Cajueiro

    ResponderExcluir