Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 26 de janeiro de 2014

UMA CARAVANA INESQUECÍVEL

Deus me reservou uma grande felicidade neste final de semana. Como divulguei aqui, a agenda me levava para o Rio Grande do Norte, começando com uma palestra em Natal, sexta feira, na zona norte da cidade. Várias casas espiritas da região ali se fizeram presentes. Auditório lotado e uma energia feliz no ar. Abordamos sobre o Livro dos Médiuns, à pedido da instituição - "Obreiros do Cristo". Mas, mais ampla cota de emoção estava reservada no sábado. Saímos em caravana da cidade de Natal e fomos para o interior do Estado, precisamente, para visitar quatro cidades.

A primeira parada foi na cidade de Ceará- Mirim onde realizamos seminário com o tema "As Doenças da Alma". O evento durou toda a manhã do sábado ensolarado. Após o almoço, regado a uma grande alegria dos caravaneiros que nos acompanhavam pela excursão interiorana, seguimos para a cidade de Taipu. Ali a emoção atingiu o auge e não pude negar a alegria e a gratidão : faríamos a primeira palestra espírita naquela cidade desde sua fundação, segundo os amigos da região. As expectativas foram superadas. Casa cheia com a presença dos amigos de Natal, acrescida a caravana com os confrades de Ceará Mirim mas, tambem, para grande felicidade de Oliveira, coordenador da Cre-Norte, zona da federaçaõ espirita do RN, de residentes de Taipu. Sim, por mais estranho que pareça, não se esperava muita gente da cidade face a inexistencia de um núcleo espírita no local. Surpreendeu à todos. Após a palestra que versou sobre "O Que é o Espiritismo", reunimo-nos, reservadamente, com muitos da cidade que estavam presentes ( alguns até simpáticos à doutrina) e praticamente conseguimos estimular o surgimento de um grupo de estudos, semente de um futuro centro espírita.

Seguimos para a próxima cidade - Poço Branco. outra forte emoção. O núcleo localiza-se na residencia bucólica de um casal dedicado e extremamente simpático. Lá proferimos palestra ao ar livre, debaixo de um frondoso cajueiro. A essa altura, a caravana havia aumentado, com gente de Ceará Mirim e Taipu, que não prevíamos seguisse o grupo. Abordamos o tema "Jesus na atualidade". A emoção ampliou-se. A presença espiritual foi evidente. Os nobres espíritos se fizeram mais claramente presentes. O clima geral, desde a primeira palestra da caravana, evidenciava isso. E ali, no bucolismo local, resplandeceu.

Encerrada a explanação em Poço Branco e após um lanche delicioso regado a felicidade e carinho entre todos, com lágrimas escorrendo pelas faces, viajamos para a última cidade a ser visitada pela caravana: Jardim de Angicos, cidade de apenas tres mil habitantes. Dá ´para imaginar a singeleza do lugar e a atmosfera espiritual ? Era recorrente na memória de todos o cristianismo primitivo. Ali estávamos unidos, despojados de burocracias, com a alegria dos primeiros tempos da mensagem de Jesus.  Lá, na pequena cidade, proferimos a palestra cujo tema foi " Jesus em nossas vidas". Foi na quadra do ginásio de esportes. A mocidade do Centro Espírita Jesus de Nazaré, organizador do encontro, apresentou uma peça teatral e músicas encantadoras. A alegria do meu amigo Evilázio, dirigente da instituição, era tamanha pelo fato de verificar muita gente que nunca foi ao centro mas ali se encontrava, na quadra, para ouvir sua primeira palestra espírita. Ao término, fomos à sede da instituição para um jantar e maior confraternização. Onde passávamos, a população ficava perplexa pela grande quantidade de carros que formava o comboio de luz.

A despedida foi cheia de profundo carinho. A saudade estava em todos. Em mim, a felicidade de ter cumprido o compromisso que o senhor reservara neste final de semana. Abraços e beijos, promessa de perseverança e reencontro. E estamos acertados: todo ano faremos esta caravana. Ano passado fomos apenas à cidade de João Câmara. Este anos, ampliamos e chegamos a mais quatro localidades. No próximo ano, sob as bençãos de Deus, iremos, entre outras cidades, à Touros, onde nunca estive. Calendário estabelecido. Cumpriremos.



5 comentários:

  1. Jesus te dê saúde, amigo, para que possas continuar a levar o Senhor aos corações sofredores, libertando, edificando e promovendo o Reino de Deus sobre a terra.
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Foi um dia realmente cheio de bençãos, e maravilhosas palestras
    Deus te abençoe hoje e sempre. Um grande abraço.

    Vitória

    ResponderExcluir
  3. foi maravilhoso! com certeza estarei no próximo
    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Foi um dia inesquecível que tocou profundamente a nossa alma! Jamais imaginaria que eu viria do Rio de Janeiro pra morar em Natal e vivenciar tamanha emoção. Agradeço a Deus e ao Mestre Jesus por me proporcionar tamanha felicidade. Jesus te abençoe querido amigo Fred.

    ResponderExcluir
  5. Olá Frederico;não entendo muito de computador; mas ;conseguir entrar no seu blog ;porque não poderia deixar de lhe dizer o quanto foi especial este final de semana;e também o quanto você reforçou a fé em todos nós; obrigada;!muita paz; saudades:Raimunda(A.E.O.V.E.)

    ResponderExcluir