Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O PENSAMENTO E A EDIFICAÇÃO DO ESPÍRITO

Emmanuel, o admirado guia espiritual do Chico Xavier, nos diz que pensamento é vida. Sem dúvida, estudando algo à respeito, ele, o pensamento, produz nosso destino. Conforme a direção que ofertamos às nossas construções mentais, edificamos e corrompemos, produzimos saúde ou enfermidade. Ao pensar emitimos ondas constituindo uma frequencia vibratória. Esta terá o poder de  nos elevar ou de nos imantar nas expressões mais baixas da vida...

O pensamento é o construtor da alma. Somos o que pensamos e atraímos outras forças mentais que se coadunam, sintonizam,  com a natureza do que emitimos. Espíritos fora da matéria ou almas ainda experienciando no mundo são "convidados" por nós mesmos para respirar nossa atmosfera psíquica, desencadeando, dessa maneira, simbioses mais ou menos profundas entre os seres. O universo é essa comunicação permanente de energia, vibração, mentes, corações.

Desde escolas espiritualistas mais antigas, sobretudo, àquelas voltadas para mais ampla iniciação espiritual, se estuda a força viva do pensamento e sua influência sobre os caminhos das almas. O Espiritismo, síntese desse conhecimento milenar nos tempos de hoje, amplia, ao nosso ver, o conhecimento, e aprofunda os horizontes das potencias da alma, dentre estas, a mediunidade e seus mecanismos, caracterizando as más influencias espirituais - obsessões - como sendo o agasalhar de vibrações identificadas, de maneira infeliz, entre mentes vinculadas por interesses similares de paixões e tendencias negativas, alem de comprometimento moral entre as partes, o que, por si só, elabora algum tipo de sintonia. Onde há o débito, abre-se porta para o cobrador.

No mundo contemporâneo, marcado pelo imediatismo, as paíxões enlouquecidas e o estresse do ritmo alucinado das grandes cidades sobretudo,  as mentes tornam-se verdadeiras construtoras de lixo energético. E as depressões abundam, sempre vicejando ante a pobreza da falta de vontade, da consciencia nas criaturas de que elas podem alterar a situação, usando de determinação e alterando seus desejos e aspirações. Podemos modificar nossa realidade vibratória para melhor educando sentimentos e focando o crescimento espiritual, os valores mais nobres, a edificação mais sublime da vida. Quando não o fazemos, deixando de elaborar pensamentos contínuos de mais alto teor, aí, as circunstâncias da vida, que são ações das soberanas Leis Universais, começam a produzir mecanismos de amadurecimento. São os fenômenos das dores, do desencanto, do vazio que, conforme mais uma vez a direção dos pensamentos, geram lições que impulsionam a alma ou tornam-se, perante o olhar desta, simplesmente sofrimento.

Parece-nos que a dor pode ser lição ou, simplesmente, sofrimento. Isto conforme onde colocamos a mente. Até mesmo o sofrimento vai servir para o indivíduo, porem, melhor seria que ele apreendesse a lição pois pouparia maior cota de dificuldades ao longo do caminho. O tesouro do livre arbítrio, ou seja, do poder de escolha, resplandece, dessa forma, com toda a beleza de que é constituído. Podemos e escolhemos caminhos. O pensamento, o conteúdo deste, é o cinzel e o buril do escultor que somos, na edificação do espírito glorioso. Em resumo: conforme pensas, viverás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário