Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A MARCHA DA INSENSATEZ

Hoje foi noticiado o linchamento de uma senhora, acusada de sequestrar crianças, supostamente envolvida com "magia negra". A cena. com certeza ( eu não assisti), foi dantesca. E me parece que nada fora ainda comprovado a respeito das denúncias. Ainda que houvessem sido confirmadas, para onde estamos caminhando ? É certo que há um grande descrédito nas autoridades e na polícia, porem, já está na hora de cabeças pensantes se reunirem e, num grande mutirão de educação, pensares, comprometimento, injetarmos renascimento na população. Renascimento de idéias, de valores, de luzes.

Não sou tão ingênuo de não entender o que se passa. Embora ocorra em outras partes do planeta as cenas sanguinárias, aqui onde vivemos, a marcha da insensatez parece caminhar mais celeremente. Há uma série de fatores que se somam para fazer brotar instintos primitivos na população, acuada pela impunidade e pelas notícias de violência. A sensação de insegurança e injustiça crece. Não perco jamais a esperança nos dias melhores mas temos desafios enormes pela frente e não podemos fazer de conta que eles não existem. 

Não desejo ser repetitivo. Já postei artigos aqui tratando da questão. Quem ainda não os leu, pode recorrer aos arquivos do blog. Se a sombra se junta para ampliar sua presença, os que se candidatam ao bem devem, tambem somar. Professores, engenheiros, médicos, donas de casa, administradores, empresários, operários, religiosos e não religiosos, enfim, os corações que anseiam pelo avanço dos nobres ideais precisam pensar com coragem e agir com destemor, objetivando a transformação da insensatez em bom senso e equilíbrio. Não é tarefa fácil mas a verdade está com este caminho, com os que buscam trilhar estas estradas.

Esta semana falarei numa pequena escola num bairro da periferia do Recife para pais e educadores sobre "a missão da escola e a tarefa dos pais". Penso ser uma chance de fazer uma reflexão com a família sobre os valores que necessitam ser resgatados. A queda destes valores na família contribui, ao meu ver, para muita coisa que infesta a sociedade atual. É uma gota dágua essa palestra, é verdade, no entanto, essa batalha será vencida assim: de gota em gota. Será uma vitória cultural, formatando o hábito das coisas sadias e contribuindo para que os pais e educadores acreditem no poder realizador do bem. E se eu acredito nisso, então, posso contagiar quem ainda não se debruçou sobre o assunto ou dele perdeu o encanto. Vamos somar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário